31.7.17

Como anda a minha TRANSIÇÃO CAPILAR?


Faz 1 ano e 8 meses desde a minha ultima progressiva, naquela época eu nem sonhava em parar de fazer química, eu estava feliz com meu cabelo lisos, tanto que apliquei, depois de muito tempo, a progressiva no comprimento todo. Como meu cabelo é ondulado, a manutenção da progressiva era mais fácil, passei anos aplicando ela apenas na raiz, mas naquele dia, eu alisei todo o meu longo comprimento. Eu estava prestes a me formar no ensino médio e queria meu cabelo perfeito para a formatura, e ele estava lisérrimo. Depois de 6 meses, maio de 2016, eu decidi que entraria na transição capilar. O movimento feminista influenciou infinitamente nessa decisão, eu nunca tinha me sentindo tão empoderada e com tanta vontade de ser livre antes, eu não aguentava mais ser escrava de algo que fazia mal a minha saúde, não aguentava mais depender daquilo para me sentir bonita, e além de tudo isso, não aguentava mais odiar um cabelo que eu mal conhecia. 

minha formatura
Não está sendo um processo rápido, existem diversos tipos de química e progressiva, a minha era uma das mais fortes, dessas que só saem do cabelo com o crescimento. Algumas, que eu já fiz inclusive, saem com o tempo, com lavagens, mas as últimas que eu apliquei não, apenas cortando pra tirá-la dos fios. Por isso, mesmo depois de tanto tempo, ainda tenho resquícios da bendita no meu cabelo. Apesar do tempo, por ter a raiz lisa, não foi um processo tão complicado, eu aprendi a amar o meu cabelo em todas as fases, mesmo quando ele teimava em não ondular, eu aprendi que meu cabelo não precisa estar sem frizz, alinhadinho e do jeito que eu queria que ele estivesse pra eu (e ele) estar bonita. 

Hoje, tenho quase 90% do meu cabelo natural, a parte da frente cresce mais devagar do que o resto do cabelo, por isso ainda tenho alguns dedos de química na "franja". Apesar disso, os cuidados com o meu cabelo se tornaram ainda mais fáceis, é sempre assim quando eu corto, quanto mais progressiva vai embora, mais fácil as coisas ficam. Por isso, minha melhor amiga nessa fase foi a tesoura. Já é muito mais fácil defini-lo, não preciso de um quilo de gelatina pra depois de horas ver minhas ondas irem embora, e o mais legal, já consigo perceber a textura do meu cabelo. Talvez ele fique ainda mais definido depois que a química for embora por completo, mas sei que ele é um cabelo ondulado e isso facilita muito na hora de cuidar dos meus fios.

tempo depois da ultima química
Minha meta é estar com o cabelo totalmente natural até dezembro desse ano, por isso mais um grande corte me espera. Eu me apaixonei pelo cabelo curto, mas principalmente desapeguei, sinto que esse cabelo alisado já não me pertence e joga-lo fora é a melhor opção. Estar com o cabelo longo não é minha prioridade, me encontrei nesse comprimento como nunca tinha acontecido antes. Estou feliz, realizada e livre. Volto logo, com a transição finalizada!

Onde me encontrar? Youtube Instagram | Facebook

11 comentários:

  1. To no mesmo processo, meu cabelo é parecidissimo com o seu, inclusive te achei procurando dicas pra cuidar dele haha e é muito legal o que cortar muito curto fez comigo por dentro. O cenário é que eu não consigo arrumar ele tão bonitim como você, daí ele fica meio bagunçado na realidade. O pessoal acha muito estranho, mas eu não tô ligando tanto mais *0*. Eu AMO o quão macio ele tá e os cachos que surgiram, mesmo quando ele tá feião eu sei agora que o que me faz bonita é quem eu sou e como eu trato as pessoas. Descobri esses dias, com 21 anos de idade, que eu sou sim bonita e que na verdade sempre fui. Incrível como eu precisei passar por tudo isso pra ver o meu valor. Obrigada por estar sempre pelas redes ajudando meninas mulheres como eu, lindeusa ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi mostrar com mais detalhes como eu arrumo ele no canal esse mês, talvez te ajude! mas o que importa é que você o ama desse jeitinho né não?! é maravilhoso ver que cada vez mais as mulheres estão entendendo o que significa beleza ♡obrigada você, sua maravilhosa

      Excluir
  2. 😍😍😍😍 estamos juntas! Também estou quase lá! Após meu casamento em dezembro! Antes de ir para a lua de mel! Vou fazer uma grande corte e tirar as pontas alisadas! Quase que 5 dedos de progressiva!
    Passei a me amar cada vez mais neste período!
    A me auto afirmar e perceber que eu era bonita independente de aparência! E que a beleza que realmente ela transcende a alma e imana pelos olhos! A minha maior dificuldade neste período de transição é a opinião dos outros! E é legal perceber o quanto essa importância em ouvir o que outros pensa vem diminuindo de acordo com que a progressiva vai embora!
    Enfim feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, junto com a transição externas passamos por diversas outras aqui dentro e não se importar com o que os outros pensam é uma das mais importantes! ♡ "enfim, feliz!"

      Excluir
  3. Também fiz minha última progressiva no fim de 2015! Hoje com 1 ano e 8 meses de transição, me sinto tão mais Eu! Nem mais bonita, nem mais feia. Me sinto numa descoberta, redescoberta com a qual percebi que cabelo/estilo diz muito do que somos. E eu quero mostrar pro mundo que cada dia é um dia, que sou armada, as vezes com muito frizz, as vezes definidissima e em outras, vou querer passar uma chapinha. Sou assim por dentro e não preciso vergonha de ser assim por fora! Confesso que nem sei exatamente pq comecei, mas sei que já estava cansada, então me questionei o porquê de eu ainda fazer progressiva se eu nem conhecia meu cabelo. Foi a partir daí que encontrei seu canal e passei a te seguir em todas as redes sociais. Além do nosso tipo de cabelo ser parecido -o meu é um pouco mais enrolado-, gostei muito do seu jeito de expor as ideias e da sua segurança com a transição. Gratidão pela cia nessa caminhada! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você descreveu muito de tudo que eu sinto e penso... Fico muito feliz por estamos juntas e nos fortalecendo nessa caminhada ♡

      Excluir
  4. Moça, tão legal ver tantas meninas se empoderando assim e amando seus cabelos do jeito que são!
    O seu está MUUUITO lindo, e realmente curto combinou muito com você!
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
  5. Quando a transição acabar a sensação de liberdade é tão boa que nem sei explicar. Ansiosa para o próximo corte.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 12 anos!
    Faço progressiva des de o 6 anos,tive muitaaaas complicações no meu cabelo, atualmente, estou passando pela transição capilar novamente.
    Lembro dos meus cachos, era bem enrroladinhos, porém já fiz nuitas químicas fortes de mais de meu cabelo ficar duro.. assim como já passei por várias transições capilares.. meu cabelo voltou a ser saudável, mais ainda tinha progressiva e esse ano resolvi assumir meus cachos, estou no ínicio da transição,ele ainda está liso/cacheado/ralo..mas vou cortar em camadas, encher e cachear! Vejo que no meu caso vai demorar muitoooo!! Você sabe de algumas dicas de cremes,se o corte de camadas vai ajudar? Algumas dicas..

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe