5.10.16

Diário de uma blogueira: o layout perfeito


O terceiro post do "Diário de uma blogueira" é sobre ter um bom layout. É claro que uma aparência incrível sem conteúdo bom não adianta em nada, mas que a primeira impressão que as pessoas têm do seu blog pode segurar o público ou não, é inegável. Desde o início a aparência do meu blog é muito importante pra mim, mas eu sabia que eu não tinha dinheiro para pagar muito para alguém construir uma identidade visual pra mim, por isso eu fui me virando do jeito que dava. 

O seu layout não pode atrapalhar na leitura dos seus posts. Frequentemente entro em blogs que o plano de fundo chama tanta atenção que eu simplesmente não consigo ler o que a pessoa escreveu, por isso manter o seu layout limpo é essencial. Isso não quer dizer necessariamente ter uma aparência "clean" com apenas preto e branco, só quer dizer que cores gritantes, coisas brilhando e desenhos demais podem ser poluentes e não atrativas. 

Crie uma identidade visual. Isso envolve cores, fontes, estilo de desenho e por aí vai... Você precisa escolher uma tabela de cores que combinam entre si, fontes que combinam entre si e mantê-las dessa maneira! Dessa forma quando as pessoas encontrarem pela internet essas cores e letras, vão lembrar de você automaticamente.

A única coisa que eu paguei para alguém fazer foi a ilustração, que não necessariamente você precisa ter também, mas é algo que eu acho que combina muito comigo. Eu paguei 120 reais na ilustração atual e eu fiz questão que a ilutra fosse a minha cara, por que o blog fala, mesmo que indiretamente, sobre mim... O assunto do seu blog pode e deve interferir na sua identidade visual! 

Conecte seu blog às outras redes sociais, já falamos sobre a importância delas na vida de uma blogueira, mas não vai adiantar muito se você não divulga-las entre seus leitores. Coloque na barra lateral um box para curtirem sua fan page, se inscrevem no seu canal do youtube, seguirem seu instagram e por aí vai... Aí vai a lista de tutoriais ensinando como fazer isso: clique aqui, aqui e aqui

Todo o resto eu fiz sozinha, pesquisando muito, lendo muito e passando algumas madrugadas acordada, isso porque eu nunca aprendi como modificar um html, mas foi necessário para algumas mudanças que eu queria fazer. Você não pode ter preguiça de aprender, vai ser necessário jogar no google sua dúvida e fuçar até achar a solução, se não você nunca vai chegar no resultado desejado! 

O que eu fiz foi encontrar um layout pronto, que combinasse comigo e fazer as mudanças que eu achava necessário! O site que eu usei foi o Themexpose e por lá você encontra layouts gratuitos de todos os jeitos, é só procurar até encontrar o que você quer, aplicar no seu blog (no próprio site existe o tutorial pra isso) e alterar o que desejar. 

Para arrumar o meu blog eu utilizei alguns sites com tutoriais muito bons: Elaine Gaspareto | Samuel Ambrósio | Mundo Blogger

No início pode parecer complicado e quase impossível, mas com o tempo a gente se acostuma com a linguagem do blog e as coisas ficam mais fáceis! Eu espero muito que vocês tenham gostado e alguma das dicas seja útil pra você, um enorme beijo e até a próxima semana, com mais dicas....

Leia os primeiros posts do quadro "Diário de uma blogueira": 1 e 2 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz por isso! É exatamente essa a ideia <3

      Excluir
  2. Vic do céu, você não faz ideia de como tu me ajudou, eu criei um blog esse ano no próprio blogspot,e eu que criei tudo no meu blog, mas não está bem do jeitinho que eu quero, e com estas dicas você me ajudou muito. Mas é claro que não irei modificar o layout do meu blog agora, vou esperar um tempinho. <3 beijos lindona

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe