19.9.16

Diário de uma blogueira: divulgação e gastos iniciais


Oi gente, tudo bem por aí? Hoje começamos uma mini série aqui no blog, será um post por semana, especialmente para você que a muito tempo quer ter um blog ou para você que está nesse mundo a pouco tempo. Antes de mais nada já fiz um post super completinho falando sobre como começar um blog, são diversas dicas bem gerais que eu acredito ter ajudado muito gente, é só clicar aqui para conferir. A ideia desses posts é aprofundar assuntos que eu acredito serem importantes para futuros blogueiros, vocês podem dar sugestões ou pedidos nos comentários no decorrer das semanas. 

Nesse primeiro post nós iremos falar sobre gastos iniciais e divulgação, ou seja, como fazer para que leiam o seu blog. Lembrando que tudo o que eu falo é baseado em experiências pessoais, o que eu percebi nesses quase 4 anos de caminhada!

Como fazer para que leiam meu blog?

Essa pergunta resulta em algumas respostas: você precisa ter um conteúdo bom/frequente e uma boa divulgação. Hoje eu irei focar na divulgação, porque pretendo fazer um post unicamente sobre como produzir um bom conteúdo! Muita gente tem dificuldade para divulgar a si mesmo, porque não sabe como fazer isso ou por vergonha.

Para começar você precisa ter uma conta em todas as redes sociais, não necessariamente você vai alimentar todas elas, mas estar presente em pelo menos a maior parte das redes é muito necessário. Escolha àquelas que mais funcionam no momento atual e se dedique à elas, eu por exemplo estou sempre presente no facebook, instagram, snapchat e twitter! 

Quer saber quais são os melhores horários para postar nas redes? Clique aqui

Redes sociais servem para divulgar seu conteúdo sempre que eles forem ao ar, mas o mais importante: serve para lembrar às pessoas de que você ainda está lá. Nesse mundo virtual em que consumimos conteúdo o tempo todo, ninguém lembra de alguém que aparece uma vez por mês. Apareça pelo menos três vezes por semana, o que compartilhar será uma decisão sua, que varia com o conteúdo que você produz. 

Não tenha vergonha de divulgar para as pessoas da sua vida, eles são sempre as pessoas que mais te ajudam. Um exemplo? Eu sempre morri de vergonha de divulgar meu trabalho nas minhas redes sociais pessoais, esse ano foi a primeira vez que divulguei meu blog no meu facebook e adivinha? Ganhei várias curtidas na minha fan page. As pessoas que gostam de você te apoiam mais do que qualquer outra pessoa, confie neles. 
Preciso gastar dinheiro?

Hoje em dia o mundo dos blogs está sim bem saturado, por isso vejo com frequência pessoas que querem começar, mas não se permitem pois não possuem uma estrutura boa de equipamentos, porque acredita que precisa estar ao nível daqueles que já criaram espaço na blogosfera. Eu concordo que com o tempo você vai precisar investir se a sua ideia é manter o blog com mais seriedade e profissionalidade, mas a minoria começou com muitas coisas, porque você precisa? Na minha opinião as únicas coisas que você realmente precisa ter são: conteúdo e vontade de produzir mais conteúdo. 

Quando eu comecei eu tinha um Iphone 4, um computador que estava prestes a morrer e uma powershot que eu nem sabia usar. Talvez isso fosse normal na época, afinal, a 4 anos atrás nem se ganhava dinheiro com blogs, mas a questão é que mesmo assim eu conquistei o meu espaço por aqui e com o tempo fui conseguindo comprar coisas que me ajudam a produzir conteúdo. 

Todo o seu ganho inicial com blog/youtube deve voltar para o blog/youtube, isso se chama investimento, e não dá para ver algo crescer sem investimento. Seja esse investimento de tempo, de economia, e por aí vai... Fora isso você pode conseguir pequenos trabalhos por fora que te auxiliem nesse investimento, afinal, demora tempos para conseguir ganhar com a internet. 

Com o que eu gastei? Meu celular (Iphone 6), câmera fotográfica (Canon T5i), meu computador (Macbook PRO), iluminação, domínio (o famoso .com.br é pago, compro no Registro.BR), e a ilustração que forma o layout do meu blog.  Muitas dessas coisas também são de utilidade pessoal, acabei juntando o útil ao agradável e tenho um pequeno arsenal de equipamentos que me atendem muito bem. 

Não se desespere, juntar tudo isso levou 4 anos. Nada acontece de repente, não desista se você tiver dificuldades, as coisas acontecem aos poucos e com muita paciência e perseverança.

Na próxima semana, nós iremos falar sobre como produzir um bom conteúdo e sobre como isso também é uma forma de divulgação. Eu espero que cada post ajude vocês de alguma maneira, não se esqueça de dar a sua opinião e pedir o que você acha necessário! Até mais...


Onde me encontrar? twitter | instagram | facebook

10 comentários:

  1. Amei <3
    ansiosa para os próximos post bjos

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei com o ter vergonha de divulgar meu blog em redes sociais pessoais. Tenho medo das pessoas rirem de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha Valéria, bastante.. Até eu perceber que elas podem rir a vontade, eu vou continuar fazendo o que me faz feliz!!

      Excluir
    2. Sinto o mesmo que você, Valéria. Nem fanpage tive coragem de criar por meu blog.

      Excluir
  3. vic,em relação a ilustração, tem alguma media de valor? eu sei que varia de ilustrador para ilustrador mas não sei como escolher,o melhor para mim #help

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra ilustradores bons e com preços baixos, que cobram de 150 a 200 reais... Você pode achar menos, e pode achar MUITO mais também!!

      Excluir
  4. Vic, ansiosa pra semana que vem, que é quando você falará sobre a produção de conteúdo. Esse é sem dúvida, o meu maior medo. Tenho meu blog, vai fazer 2 anos, no mês que vem e ainda sinto muuuuuito insegurança quando libero um post. Pra mim, sinto que estou sempre dando informações rasas, que não acrescentam em nada. Sobre divulgação, estou presente no instagram, no twitter e no pinterest, já paguei pelo meu domínio e não consigo ainda divulgar na minha conta pessoa do facebook, o que me leva tbm a não ter tido coragem de criar uma fanpage pro meu blog. Tudo isso, por que acredito que ainda não tenho conseguido produzir um bom conteúdo. Insegurança me define. Semana passada tive uma avanço, mandei confeccionar cartões de visita, estou planejando passar a frequentar alguns eventos na minha cidade e quem sabe fazer contatos.


    Xoxo,

    www.entaoeisso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter um fan page é infinitamente importante para o seu blog, te indico a fazer isso o quanto antes!!! Se você acredita que seu conteúdo não é bom, talvez seja o momento para mudar... Espero que o próximo post te ajude de alguma forma! Beijinhoss

      Excluir
    2. Me ajudou sim. Tirei dúvidas e aprendi umas coisinhas com o post. Obrigada.

      Excluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe