27.9.16

Diário de uma blogueira: como produzir bom conteúdo?

Reprodução: we heart it

O segundo post da mini série "Diário de um blogueira" está no ar, com um post por semana dou diversas dicas para você que quer criar um blog ou aperfeiçoar o que você já tem... No primeiro post falei sobre divulgação e gastos inicias, perdeu e ficou curiosa? Clique aqui. Hoje nós vamos falar sobre, literalmente, o nosso trabalho: produzir conteúdo. Mais especificamente, como produzir um bom conteúdo, que seja sua maior forma de divulgação e prenda o público

De onde tirar inspiração? Depende também do que você escreve, mas para qualquer tipo de conteúdo a melhor inspiração que você tem é a sua própria vida. Preste atenção nas coisas ao seu redor, no que você faz, no que suas amigas falam, assistem, fazem e por aí vai... Já tirei muito conteúdo de dúvidas que eu mesma tinha e de coisas que minhas amigas comentavam em conversas normais no nosso dia a dia... Quando o bloqueio criativo chegar, larga a tecnologia e vai viver, porque a vida é sempre a nossa melhor fonte de inspiração (tá bom, tumblr, pinterest, instagram e we heart it também ajudam hahahah). 

Uma das minhas melhores dicas é algo que eu trago comigo desde o momento em que coloquei meu blog no ar. Eu só escrevo no meu blog, o que me faria parar em outro blog pra ver, por que? Vivemos a era da tecnologia, onde tudo é muito rápido e raramente temos paciência para parar por muito tempo em uma única coisa, quando algo nos prende e nos faz ficar curiosas a ponto de ler algo que consuma nosso tempo, significa que isso é realmente muito bom. Escreva coisas que provocariam esse sentimento EM VOCÊ! Antes de postar algo, se pergunte: eu leria esse post? 

Estude e leia sobre o assunto em questão, principalmente quando é um texto informativo e não baseado na sua opinião. Existem posts que falam sobre mim e sobre a minha opinião, o que é super legal, afinal essa é a ideia original dos blogs, mas também existem posts que eu faço para informar algo, nesse caso eu não posso escrever simplesmente o que eu acho! Já fiquei dias pesquisando um único assunto, lendo artigos, sites oficiais, só para escrever um post concreto que realmente passasse uma informação confiável! Muita gente pode ler o que você escreve e pior, muita gente pode ser influenciada pelo que você escreva, escreva com consciência. 


Coloque o máximo de informação que puder nos posts, para qualquer assunto que for abordado. Um exemplo? Você vai falar sobre tendência X, a ideia não é apenas dizer que algo é tendência, mas trazer looks inspirações com a peça X, dizer onde comprar, com o que usar, onde surgiu a tendência e por aí vai... Informações rasas a gente encontra em qualquer lugar hoje em dia, você vai se diferenciar se trouxer algo completo e útil.  

Dê preferência para ilustrar os posts com fotos próprias. Isso faz muita diferença pra mim como leitora, blogs que ilustram posts com suas próprias fotografias me prendem muito mais do que aqueles que fazem todos os posts ilustrados com imagens tiradas do google. Isso porque a graça do blog está na pessoalidade, quanto mais a sua cara os posts e o seu blog tiverem, mais público ele vai conquistar. Quando a gente entra em um blog quer se sentir próxima ao escritor, afinal, se fosse diferente leríamos revistas. 

"Mas eu não tenho uma câmera fotográfica profissional", então seja criativa: tire a foto do lado de fora da sua casa, onde a luz é infinitamente melhor, faça uma composição legal e uma foto diferente. Nem só de qualidade de imagem uma fotografia vive! "Mas é impossível fotografar algo que ilustre esse post", está tudo bem pegar a foto da internet de vez em quando, mas fique de olho na qualidade de imagem, se a foto combina com o seu estilo e é claro, com os direitos autorais. 

Por último mas não menos importante: cuidado com erro de português e excesso de gírias. Eu preciso admitir que não consigo acompanhar blogs que possuem muitos erros de português, muitos emojis ou gírias. É normal errar, eu erro frequentemente por falta de atenção, mas é diferente errar as vezes e errar feio a cada frase que você escreve... O próprio blogger possuí corretor, ele grifa de vermelho se a palavra estiver errada ou faltar algum acento, mesmo assim bateu a dúvida de como escrever algo ou do que a palavra significa? Corre pro google, que ele sempre vai te ajudar (hahaha).

Na próxima semana nós vamos falar sobre como ter um bom layout, como mexer no blogger e deixar o seu blog a sua cara sem gastar muito dinheiro. Sugestões sempre são bem vindas, é só comentar aqui em baixo e eu farei o possível para te ajudar! Beijos e até mais...


Onde me encontrar? twitter | instagram | facebook

6 comentários:

  1. Adorei o teu post, parabéns! Muita gente não pensa como é difícil criar conteúdo bom, novo e com frequência né, às vezes todos os dias. Ultimamente ando tendo muitos bloqueios criativos e é sofrido. Mas realmente, sair de casa e viver a vida é o melhor jeito de reverter isso, não tem jeito. Enfim, amei e adoro teu blog, continue arrasando <3 beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com certeza a parte mais dificil né?! Fico feliz que vc esteja gostando... BEIJUS

      Excluir
  2. Esperei por esse post desde o primeiro, o da semana passada. Vic, como comentei no primeiro post, meu maior dilema é justo esse. Sempre faço uma auto crítica e por vezes deixo de postar, porque acredito que não produzi algo bom. Sou detalhista demais pra confiar em postar qualquer coisa e isso meio que me atrapalha. Gostei das dicas e vou continuar batalhando pra melhorar meus posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que elas te ajudam a ser mais confiante, use todas e tenho certeza que vc terá um bom post, mesmo <333

      Excluir
  3. vic,quais são os aplicativos que você acredita serem essenciais para blogueiros?

    ResponderExcluir
  4. Eu estou amando essa série, li hoje os 3 posta e amei. 💖

    Www.meninadofuturo.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe