15.8.16

Profissões | Fotografia

Fotografia por Emille Rosa
Oi gente, tudo bem com vocês? Há um tempão eu comecei uma série de posts, que traziam uma entrevista com profissionais de diversas áreas, para ajudar vocês que ainda não decidiram o que fazer dessa vida louca. A questão é que por um conjunto de mini motivos eu parei de produzi-los, mas senti que muita gente ainda precisava deles. Vim anunciar que eles estão de volta e por pedidos a profissão de hoje é: fotografia. 

Trouxe a Emille Rosa pra bater um papo comigo, conheci ela pelo maravilhoso blog, "O mundo cabe na minha lente" e me apaixonei pelo seu trabalho. Ela tem 19 anos e trabalha a quase 5 anos com fotografia, dá pra acreditar? Continue lendo o post pra checar as respostas que a Emille me deu ;)


Por que você decidiu seguir a profissão? Sempre soube o que queria fazer ou aconteceu sem planejamento?

Eu nunca ''escolhi'' fotografia como profissão, muito pelo contrario. Eu sempre digo que nasci assim, com a fotografia dentro de mim. Sempre foi algo natural, com amor. Eu não lembro de alguma fase da minha vida onde eu não tenha estado com uma câmera na mão, desde pequena. 

Você teve dificuldade em tornar um hobby sua principal profissão?

No inicio eu tive um pouco medo de profissionalizar a minha arte, eu tinha medo de tornar algo natural em algo comercial e assim, acabar perdendo a minha essência. Essa foi a minha maior dificuldade, que na verdade só existia na minha cabeça. Eu tenho a maior sorte do mundo, tudo na minha vida acontece com muita naturalidade :)

Como você começou (trabalhando por conta própria ou com empresa de fotografia)?

Eu comecei com o meu próprio negócio! Fui cativando meus primeiros clientes e pouco tempo depois já tinha vários.

Fotografia de Emille Rosa
Teve dificuldade para se inserir no ramo e conquistar clientes?

Eu morava em uma cidade pequena com um mercado fotográfico bem ativo (vulgo: a concorrência) e mesmo assim não foi difícil pra mim. Quando você tem um diferencial e as pessoas percebem e admiram isso, você se destaca no meio dos outros e atrai os clientes que entendem e valorizam o seu trabalho!

Clientes satisfeitos nunca te procuram uma só vez, eles sempre vão ter o teu nome em mente! Eu já cheguei a fazer 3 trabalhos seguidos para uma cliente que só queria um simples photoshoot. Eu já fotografei um evento que me trouxe outros 5 (mas que infelizmente eu não pude realizar porquê estava de mudança pronta pro outro lado do mundo hahah)

Você acha que cursos profissionalizantes ou a faculdade são necessários pra quem quer trabalhar na área?

Qualquer forma de aprendizagem é válida e importante. Faculdade na minha opinião não é um must have. Eu nunca frequentei nenhum tipo de curso, todo trabalho que faço até hoje, todo conhecimento que tenho hoje adquiri na prática.

Quais são, pra você, as partes positivas e negativas da profissão?

As partes positivas são maiores do que as negativas! 

Com fotografia eu tenho uma profissão em qualquer lugar do mundo, só preciso cativar novos clientes! Eu sou a minha própria chefe e essa independência profissional é incrível. E outra, trabalhar com o que se ama não tem explicação né?! Cada trabalho/projeto pronto é uma alegria só!

O ponto negativo é mais relacionado a vida de freelancer, não propriamente com a profissão. A gente nunca sabe quanto vai ganhar no fim do mês. O que é bom e ruim ao mesmo tempo hahahah

O que você diria para alguém que quer trabalhar com fotografia no futuro?

Fotografia é uma arte muito transparente, que diz muito sobre você e como você vê o mundo. Se é isso que você quer, siga em frente e mostre o seu trabalho para as pessoas.

Leia, converse com alguns profissionais na área, seja curioso. Pegue uma câmera na mão, vai lá e faz! Pode ser com uma câmera antiga que estava esquecida na gaveta ou com o celular, você não precisa esperar muito para começar, o primeiro passo é o mais importante. :)


Onde me encontrar? twitter | instagram | facebook

4 comentários:

  1. Adoooorei! Sem contar que já to no blog dela haha. Principalmente agora com a união de intercambio + fotos lindas. Obrigada pela dica! Uma vez eu queria ser fotografa, haha.
    Sou estilista, se precisar, tamo junto rsrsrs :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog dela é incrível né?! Passo horas por lá kkk

      Excluir
  2. Finalmenteeee! Esperei muito por esse post e amei muito. Já acompanho ela tem um tempo e acho as fotografias lindas demais.

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe