13.7.16

Menstruação?!

Foto por Jen Lewis

Hoje nós vamos falar sobre menstruação. Não, você não leu errado. A ideia para esse post veio de coisas bem distintas, a primeira delas foi ver o estranhamento que as pessoas tem com o bendito do coletor menstrual, a segunda e provavelmente a mais importante: uma discussão em um grupo de amigos, descobri que as pessoas podem ficar extremamente incomodadas quando o tema vem a tona. 

Acho que meu papel na internet, além de entreter, é informar e ajudar. Fico muito triste quando vejo meninas que não sabem absolutamente nada sobre o próprio corpo, e as vezes, pior ainda, possuem nojo de si mesma. Se você é mulher, você provavelmente foi criada para acreditar que se conhecer era desnecessário, que suas partes íntimas eram nojentas e que sua menstruação é uma das coisas mais asquerosas que existem. Estou aqui pra dizer que nada disso é verdade!

O que é a menstruação? Resumidamente, o nosso corpo se prepara para engravidar todos os meses e quando a fecundação não acontece, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende por causa do incentivo de alguns hormônios. Então, a menstruação é simplesmente sangue e fragmentos do tecido uterino. 

Sei que para algumas isso vai parecer muito obvio, mas sei também que muitas não conhecem absolutamente nada sobre si mesma: o canal da menstruação (vagina) não é o mesmo que o canal da urina (uretra), eles são completamente diferentes e por isso o sangue não entra em contato com o xixi e vice versa. 

Foto por Jen Lewis

Depois que eu comecei a usar o coletor menstrual, passei a ter um contato muito maior com o meu próprio sangue e foi aí que eu percebi: é só sangue. Igualzinho quando cortei o meu braço em uma árvore com espinhos ou quando me machuco tirando minhas cutículas. Mesmo cheiro, mesma textura, mesma cor. A única coisa que muda é de onde ele saiu. 

Sabia que o que deixa sua menstruação com um cheiro ruim é exatamente o contato do sangue com o ar? Experimenta cortar o braço e deixar o sangue exposto ao ambiente, depois de algumas horas ele vai estar cheio de bactérias e com um cheiro péssimo. A conclusão é que não tem nada de errado com sua vagina, é só a natureza agindo. 

A gente precisa deixar de lado a ideia de que nosso corpo é algo errado e nojento. O ser humano tem a terrível de mania de tornar tabu tudo aquilo que desconhece, tudo aquilo que sai da sua zona de conforto, mas ó: quanto mais a gente se conhece, mais a gente se admira e hoje eu acho o corpo feminino uma das coisas mais lindas e inteligentes que eu já vi. 

Eu espero muito que vocês gostem de ler um pouquinho do que eu acredito, espero também que eu possa ajudar e mudar os pensamentos de alguém. Obrigada por ler até aqui! Beijocas e até mais...


                                        Onde me encontrar? Facebook Instagram | Youtube

2 comentários:

  1. Victoria como sempre resumindo tudo que penso. Sempre converso sobre isso com minhas amigas e sempre desconstruo algum pensamento delas, elas sempre ficam tipo: "Ia morrer sem saber disso" e eu fico boba em como meninas de 17, 18 anos não sabem quase nada sobre elas mesmas. Tá na hora de mudar isso né?! Vic, texto incrível. Beeeijox ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Madu, as vezes parece até mentira :( Vamos mudar isso aos poucos! beijinhoss

      Excluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe