24.5.16

Bullet Journal: método de organização


Bullet Journal é o tipo de organização que você sempre vê no tumblr. Conheci ele a fundo com uma amiga da faculdade que me indicou várias contas do tumblr para me inspirar. Depois de muito fuçar fotos inspirações e lotar meu celular com fotos alheias, decidi começar o meu.

O que é um bullet journal? Simplesmente um caderno de organização costumizavel, onde você vai escrever de forma organizada e pessoal, as tarefas do seu dia/semana/mês. O objetivo é transformar suas tarefas em uma coisa prática e fácil, mas principalmente (na minha opinião), desatolar a sua cabeça, eu me sinto aliviada em tirar as coisas da minha cabeça e colocar no papel.  

O que você precisa ter? Qualquer caderninho, os mais usados são aqueles sem linhas ou quadriculados, com folhas mais grossas e canetas da sua preferência.


Como funciona? Acho que a melhor dica é: você precisa encontrar a sua melhor maneira de se organizar. Nem sempre os símbolos, cores e métodos que funcionam pra mim, vão funcionar para você, afinal, nossas cabeças funcionam de maneiras diferentes. 

Basicamente você vai precisar de uma página para legendas, que sirva como colinha caso você esqueça o significado de alguma cor ou símbolo. Depois disso feito, você pode começar a anotar seus afazeres: você dividir por semanas, por exemplo "Semana 1- Abril" ou por dia "Segunda-feira 01 de abril. 

A primeira página de um mês pode ter várias coisas, ou melhor, o que você julgar necessário. As datas mais importantes, os aniversários, os eventos, os seus gastos mensais, metas e por aí vai. 


Como separar as cores e os símbolos? Da maneira que mais funcionar para você. Uma coisa muito legal que a minha amiga me disse é "Quando você pensa em faculdade, que cor vem na sua cabeça? Essa cor precisa representar os afazeres da faculdade no seu bullet journal".

Eu escolhi os símbolos da maneira que eu mais gostei, mas o criador do sistema, Ryder Carrol, criou um site explicando detalhadamente como criar o seu bullet journal (clique aqui) e também um sistema universal de símbolos:

- Uma bolinha (•) : é uma tarefa qualquer. 
- Um ‘X’: significa que aquela tarefa foi finalizada. 
- Um sinal de maior que (>): significa que a tarefa migrou para outra data
- Um sinal de menor que (<): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos.
- Um círculo (○): indica um evento: coisas como festas, reuniões e por aí vai. 
- Um tracinho (-): é uma nota: ideias, pensamentos ou observações. 

Esses são os símbolos mais básicos, mas existem diversos outros, por exemplo : () pode significar inspirações, (!) pode significar urgência, (?) necessidade de pesquisa ou dúvida sobre a necessidade daquela tarefa. 

Eu ainda estou no início do projeto, por isso ainda não sei qual é o melhor método pra mim. Decidi que cada mês testarei um estilo diferente! Nem sempre eu tenho criatividade para criar folhas legais, o que pra mim é essencial e me dá mais vontade de produzir, por isso uso o Pinterest como fonte de inspiração. Eu tenho uma pasta no meu perfil, feito especialmente para isso, me acompanhe clicando aqui.



                                        Onde me encontrar? Facebook Instagram | Youtube


6 comentários:

  1. Ameei! Não consigo me organizar nem com os estudos sem colocar tudo no papel, vivo trocando de agenda. Acho que vou adotar um desses caderninhos pra mim, hehe. Adorei, Vic! Beijinhos ❤

    www.compondoestilo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que máximo... amo ler tudo sobre organização.
    Não conhecia o método, mas amei =D

    Blog do Sofá
    do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível, dá uma olhadinha em outras inspirações! Vc vai amar tb ;)

      Excluir
  3. Oii, amei o post!! Onde você comprou o seu bullet? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei de presente, mas acredito que tenha na Saraiva!

      Excluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe