26.4.16

Um pouco sobre vegetarianismo



Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje o post é muito legal, decidi falar sobre algo que não vejo muito na internet mas que está muito presente na minha vida, através de amigas: o vegetarianismo. Muita gente tem curiosidade sobre o assunto e muita gente não sabe absolutamente nada sobre, por isso achei legal trazer alguma informações e ainda uma amiga vegetariana para nos ajudar. 

Começando do começo, o que é o vegetarianismo? É uma dieta baseada principalmente em alimentos de origem vegetal, ou seja, tirar qualquer tipo de carne (boi, frango, porco, etc) da sua alimentação. Ao contrário do veganismo, os vegetarianos não excluem derivados de animal, como ovos e laticínios. Essa escolha pode ser motivada por diversas razões, de intolerâncias/alergias até ideologias. Esse post é focado para o vegetarianismo motivado por ideologia.

Chamei a Beatriz Luz (sigam ela no instagram), minha amiga desde pequena e vegetariana há 1 ano, para nos responder algumas dúvidas básicas: 

Porque você decidiu se tornar vegetariana? 

"Bom, várias coisas fizeram eu me tornar vegetariana. Mas a principal delas é que os animais sofrem como nós, eles sofrem de um estresse tremendo por um simples prazer humano, afinal, uma pessoa vegetariana é, muitas vezes, mais saudável do que alguém que come carne. Além disso, tem a questão ambiental, que pesou muito na hora da minha decisão. Manter um animal apenas para corte é muito prejudicial para o ambiente, gasta-se muita água, se destrói muitas reservas e florestas. O interessante, é que se todo mundo comesse apenas vegetais e cultivasse mais, ao em vez de manter essas fazendas específicas de corte, o deficit mundial de alimento diminuiria drasticamente. Eu queria mudar alguma coisa no planeta, e se eu posso fazer isso de uma maneira mais direta, parando de comer carne, porque eu não faria?!" 

Como foi o processo até se acostumar com a nova dieta?

"O processo foi muito mais fácil do que eu imaginava, eu pensava que eu ia sofrer muito porque, tristemente ou não, eu comia muita carne, eu amava bacon, frango e comia de tudo. Porém, supreendentemente a mudança foi muito boa e eu percebi que instantaneamente eu me sentia mais leve depois de comer, me sentia cheia de energia, isso foi muito bom e extremamente prazeroso. Eu me sentia uma pessoa melhor por conta da ideologia e com muito mais energia para fazer as coisas do meu dia a dia. Quando eu me tornei vegetariana minha mãe me acompanhou no processo, porque ela também é, e isso tornou tudo mais fácil, afinal seguimos uma dieta parecida, adotamos a ideia de comprar apenas produtos orgânicos e pesquisávamos muito em livros de culinária. Quando você se torna vegetariano, você precisa aprender a cozinhar, e é prazeroso cozinhar aquilo sabendo que não custou nenhuma vida."

Qual a maior dificuldade de ser vegetariana?

"A maior dificuldade em ser vegetariana é a questão da convivência social, as vezes você precisa lidar com situações e pessoas que julgam sua forma de se alimentar, sendo que o corpo e as ideologias são pessoais e eu escolho o que é melhor pra mim. Infelizmente as pessoas, principalmente as que comem carne, não costumam entender e se colocam em uma posição de superioridade, o que no começo me deixava muito triste, mas acabei aprendendo a lidar e não é mais incomodo. Outra questão é a dos restaurantes, a maioria não apresenta muitas opções veganas e vegetarianas, isso é um pouco difícil pra mim, na hora de sair com meus amigos e me relacionar com as pessoas, muitas vezes eu não tenho um prato na hora de comer fora, por isso é muito necessário aprender a cozinhar. "

Você sentiu alguma melhora ou/e piora no seu corpo?

Senti uma melhora muito grande no quesito energia, eu tenho mais vontade de fazer as coisas, não sinto mais moleza pós refeição. Não se engane, a gente come bastante, toda hora eu estou comendo alguma coisa e é muito prazeroso você comer muito e mesmo assim se sentir leve. 

O que você recomenda para as pessoas que sentem vontade de serem vegetarianos? 

"Eu recomendo que vocês procurem informações. Se informe sobre o processo, porque as pessoas fazem isso, o que você pode ou não comer, tenha em mente tudo o que será restrito de sua vida mas que muitas portas irão se abrir. Informação é uma coisa muito importante quando uma decisão está sendo tomada. E é claro, vontade. Nunca perder a vontade de mudar as coisas, de proteger os animais. Acho que vontade de transformar é essencial, quando você vira vegetariano você se torna um transformar, quando você nega carne você está negando os impactos negativos que uma indústria produz."

Você tem indicações de documentários, livros ou sites para quem tem interesse no assunto?


Documentários: Cowspiracy, Forks over Knives, Food, inc.
Livro: "Libertação Animal" e "Cento e uma razões para ser um vegetariano"
Revista: Revista dos Vegetarianos 






E aí, deu pra entender um pouquinho mais sobre o assunto? Eu espero muito que sim... Vamos compartilhar experiências, alguém já é vegetariano ou gostaria de ser? Me contem suas histórias. Um grande, muito obrigada a minha amiga linda pela ajuda <3 Um enorme beijo e até mais!

                                        Onde me encontrar? Facebook Instagram | Youtube

12 comentários:

  1. Ai meu Deus, realizada com esse post, embora eu esteja em transição para o veganismo, pois o vegetarianismo para mim não faz muito sentido, fico muuito feliz de ver isso aqui no seu blog, Vic <3 Quanto mais pessoas falando sobre isso, melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madu, tem como vc me explicar pq o vegetarianismo não faz mais sentido pra vc? Eu ia adorar saber e fiquei muito muito feliz pela sua reação <3 beijinhos

      Excluir
  2. Acho muito bacana quem resolve seguir isso na vida, mais tem que ser n a hora certa, pois tem bastante restrição, amei o post, bem esclarecedor
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Camila... Eba, que bom que ajudou! beijinhos

      Excluir
  3. Muito bom ver blogueiras falando sobre o assunto, também sou vegetariana. E, nossa, mudou minha vida! É gratificante olhar para o prato e não ver sangue inocente. Ter consciência tranquila. Se cada um pensasse um pouco que os animais lutam pelas suas vidas assim como nós; que sentem medo, tristeza, solidão e, o mais importante, que sabem amar (muito mais que nós), mais e mais pessoas se tormariam vegetarianas. Adorei o post, beijoss

    www.compondoestilo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Laís... Admiro muito todos vocês que tomam essa decisão pra vida! Fico feliz que vc tenha gostado hehe beijos

      Excluir
  4. Amei Vic.
    Sou ovolactovegetariana mas quero ser vegetariana, ...
    Você é uma inspiração ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim Vic? Vegetarianos comem ovo e derivados do leite tb.... Não?!

      Excluir
  5. sou vegetariana faz 2 anos ♥ amei demais teu post! adoro ver blogueiras falando sobre o assunto.
    Beijão,
    Blog Ó, tô em dúvida...

    ResponderExcluir
  6. acho legal ver que esse assunto tá virando mais presente nos blogs e canais por ai. não sou vegetariana, nem vegana, mas admiro muito quem é. acho todo o conceito por trás muito válido. talvez eu seja algum dia, tenho vontade. já vi um documentário sobre isso, agora não lembro qual o nome, mas o assunto me interessa muito, e é bom ver esse assunto chegando mais "a mão" das pessoas porque muitos, até sem maldade, por falta de conhecimento mesmo, falam que não se pode viver sem carne e etc e a galera vegetariana tá ai pra provar que pode sim viver sem carne, e pode ser muito melhor. fora que todos que leio falam que pararam de comer carne se sentiram muito melhor. gosto da criatividade que ativa quando não se come carne hahahaha

    neryvtz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nat, já ouvi de muita gente que vegetarianos eram todos anêmicos, e é bem triste ouvir isso sabendo que não é verdade! Também tenho vontade e espero um dia me sentir pronta pra isso :)

      Excluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe