21.4.16

O certo talvez seja apenas incerto




É talvez o certo seja incerto demais, só isso. Nós, seres racionais, temos a mania de ter certeza demais e querer acreditar que algo é certo e que nada irá mudar. Acreditar no certo e esquecer o incerto muitas vezes são burrice. 

Somos típicos demais e bem mais previsíveis do que imaginamos ser. Mas, ué, eu que sempre defendi a individualidade com dentes e unhas dizendo uma coisa dessas? É, pois é. Por maior que seja nossa individualidade há coisas que simplesmente não conseguimos fugir do que é “lei da vida”.  

É fato que somos racionais e somos sujeitos a crer na expectativa de que tudo dará certo que o contrário não acontecerá e que somos movidos por superação e competição. Tá vendo, até mesmo eu que explico quase tudo através do individualismo tem que dar o braço a torcer para dizer que há coisas que simplesmente não se explicam, somente são. 

Cremos no certo, acreditamos nisso. Tentamos de tudo para que o mesmo prossiga, mas, alguns se deixam levar, simplesmente por medo. Medo de o incerto bater à porta e dizer “Olá!”, medo que afeta sua vida e não o deixa ir adiante. Medo de tomar decisões e depois se arrepender, medo de que sua expectativa não obtenha sucesso, medo da decepção. Medo, apenas, medo. 

Sabe, conheço pessoas e vocês conhecem também, -talvez, até seja essa pessoa- que deixam o medo tomar conta por essa contrapartida que dei. Pessoas que tem medo do certo se transformar em incerto. Também sabemos que em nenhuma ocasião isso será benéfico à vida. Até porque isso nos impede de viver. E foi por isso que vim até aqui para escrever um pouco sobre. 

A todas as pessoas que sofrem com isso, parem. Isso só está prejudicando vocês. Nada na vida é certeza, não podemos afirmar nada. Somos sujeitos a dúvidas constantemente e vivemos em uma incerteza finita. Infelizmente, não temos o poder de dizer que queremos que algo ocorra de tal maneira e que obteremos sucesso. Até mesmo, quando a vida anda ao nosso favor e que o resultado esperado seja o concretizado, sempre vai haver algo que tentará nos impedir. Pensem... Não é difícil encontrar a verdadeira razão. “Tudo que se conquista facilmente, vai embora da mesma forma”, é a lei. Sem luta, sem obstáculos, qual seria o motivo de estarmos aqui hoje? 

Já pararam para pensar nisso?! Precisamos de momentos e mais momentos para que possamos ir em frente. Mas, do que adianta querer ir em frente, ter momentos e não tomar a decisão para que obtenha o certo, se o medo que existe não o deixa? 

O que quero dizer hoje é que não temos certeza de nada na vida. E algumas pessoas precisam se conformar com isso. A única certeza que temos é que um dia iremos morrer, nem mesmo o nascimento é algo certo, a tantas coisas que podem impedir isso, não é mesmo? Pois então. A vida é uma incerteza finita. Sim, finita. Pois sabemos quando será o fim. E se ainda existe uma pitada de duvida nisso que acabei de dizer, pense comigo. Quando você começará um novo curso, ainda tem a incerteza de que vai dar certo, em um emprego novo, em uma escolha feita, TUDO há uma pitada de incerteza. Não tem como dizer sem sombra de duvidas que vai ser da forma que imaginamos e que vai dar tudo certo. Isso é impossível.

Então é isso que vim trazer como “ensinamento” para todos vocês. Parem um pouco e reflita. Pensem em tantas coisas que estão deixando de seguir e fazer por medo de que o incerto venha a seu encontro... Pensem em tantas coisas que você talvez esteja deixando de viver, apenas por medo. Estamos sujeitos a isso e não tem como mudar. A não ser que você se prenda em um cubículo pelo resto da sua vida e permaneça lá até o seu fim. Aí será uma escolha somente sua, vai deixar o medo da incerteza te amedrontar pelo resto da sua vida, ou vai tentar fazer diferente e tomar uma decisão? 

Há coisas que simplesmente não se explica, se vive. E você só vai descobrir se tomou a decisão correta após vivenciá-la. Vá corra e siga em frente antes que seja tarde demais. 


4 comentários:

  1. Muito bom, Giovana!! Amei!

    ResponderExcluir
  2. Nem tudo que parece é... Muitas vezes acabamos nos engano, justamente por causa da certeza indestrutível que muitas pessoas acabam tendo.

    www.glossdathay.blogspot.com

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe