26.2.16

Nosso momento de transposição


Definitivamente eu acredito que 2016 está sendo “O” ano da maioria de vocês, assim como meu. Não sei se é por estar vivenciando tudo tão de perto e acompanhando tanta gente que acabei tendo esse pressentimento. Mas, esse ano está acontecendo tanta coisa, como por exemplo, ultimo ano do colegial, algumas pessoas indo para faculdade, mudando de cidade, novas rotinas, novos conceitos, expectativas, objetivos e novos sonhos.

Pensando em tudo isso, acho que esse momento de transformação pode ser comparado ao maternal, quando vamos para escolinha pela primeira vez, sem conhecimento algum, sem saber como fazer amizades e como será daquele momento em diante. Aparentemente essa comparação é tão minoritária que nem damos tanta atenção como deveriamos. Diante disso, tenho amplos caminhos para explicar esse grande tudo quase nada. E é por isso que estou aqui hoje. “Bora lá?!”

2016 para mim, particularmente, é um ano que posso descrever em três palavras: único, complexo e conquista. Único, pois esse ano será a despedida de um ciclo que convivi e aprendi dia após dia durante, exatamente, onze anos. Complexo, por saber que esse ano é o ano decisivo da minha vida, qual rumo irei tomar, quais decisões, objetivos, além da conciliação entre estudos, família e amigos; e de maneira geral, um ano de adaptação. E por ultimo: conquista. Conquista por saber que eu consegui concluir um ciclo da minha vida. Estou terminando minha vida escolar, prestes a entrar em uma faculdade, e se tudo ocorrer devidamente em seus eixos, terei a conquista de saber que todo esforço valeu a pena. Esse ano está sendo o ano em que eu penso diariamente sobre meu passado e acabo ficando feliz em saber que passei por todos os momentos que passei, mantive a cabeça erguida e me transformei em quem sou hoje. E ter a consciência limpa de que fiz tudo como deveria e ser grata a mim mesma por tudo.

Por esses motivos digo que estamos como a musica do Emicida com a Vanessa da Mata “Estamos tipo passarinhos, soltos a voar dispostos a achar um ninho nem que seja no peito um do outro”. Claro que dizer que estamos dispostos a achar conforto no peito do próximo seria muito fácil. E não faria sentido colocar essa citação aqui. Mas, acho que a descrição correta seria: achar abrigo, calmaria, conforto e equilíbrio no novo ciclo que está por começar. Pois para uma nova vida devemos ter disposição para nos adaptar e essa adaptação vem de cada um de nós, ou dizendo mais amplamente, vem desse ano, dessa preparação para tudo, dessa pequena amostra de como sua vida irá ser do final do ano em diante.

E para encontrar esse conforto teremos que passar por testes de resistência física e mental, seremos forçados a nos adaptar. Essa adaptação, que prefiro chamar de seleção humana, é tão complexa que teremos nossos momentos de “lâmpadas com mau contato”, estaremos em um constante funcionamento, mas teremos momentos de pique e nossa energia desejará por um fim em tudo e desistir. Mas nosso outro lado, o da persistência, não nos deixará apagar. E continuará assim, pelo resto da vida: dias infinitos de constante desordenação humana.

E, para isso vim escrever. Esse processo de adaptação, da procura da âncora e da expectativa do futuro, vem antecipadamente para nos confortar mais adiante. Esse ano e os próximos que estarão por vir serão complexo, a cada dia um desafio diferente. É perceptível que estamos iniciando uma nova vida, ou melhor, estamos começando um novo parágrafo de um novo capitulo de uma história que não temos previsão do fim.

E, chego ao fim, dizendo que só tenho mais um aspecto a tratar nesse singelo texto: estamos vivendo um momento de resiliência. Os mais fortes continuarão. E os mais fortes somos nós, que conviveremos com dificuldades físicas e mentais, mas continuaremos resistentes, que teremos momentos de renuncia, mas encontraremos equilíbrio e nunca vamos desistir.

Por tanto essa é minha mensagem de hoje, uma amiga disse que sua palavra nesse ano de 2016 seria “resiliência” e agora, tomo a liberdade de dizer, a nossa palavra será a mesma. 


2 comentários:

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe