1.2.16

Como fazer uma boa redação

Imagem de coffee, vintage, and book

Oi gente, tudo bem com vocês? Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é escrever, e na hora de um vestibular por exemplo, é a redação que sempre me salva. Mas esse é um tema que assusta muitos estudantes, para essas pessoas e para àqueles que simplesmente gostam muito de escrever e querem melhorarar a cada dia, citei algumas dicas para melhorar suas redações, que me ajudaram e que eu espero muito que ajude vocês. Escrevi sobre as coisas que eu lembrava, se você possui uma diquinha que funciona pra você, fala nos comentários, vamos todos nos ajudar <3 

Se mantenha informado
A parte mais difícil na minha opinião é ter uma opinião formada sobre tudo, escrever nunca foi difícil pra mim, mas me peguei sem nem saber sobre o assunto várias vezes. Minha dica é, se mantenha informado, assista jornais, leia sites de notícias, acompanhe debates. Tem um assunto que todo mundo está comentando? Leia sobre e crie uma opinião, contra ou a favor, e saiba defende-la. Indico demais o canal da Cultura pra isso, porque normalmente eles têm debates muito legais sobre assuntos importantes. 

Leia muito
Nada te faz melhor na escrita do que a leitura. Eu sempre fui de ler muito, qualquer coisa, e na hora de escrever eu percebi o quão importante isso foi pra mim, observei vários tipos de escrita e absorvi vocabulário extra sem nem perceber.  Não precisam ser livros cultos, como aqueles pedidos em listas de vestibulares, qualquer livro, que você gostar de ler, vai te ajudar futuramente. 

Conecte um parágrafo ao outro
Essa foi uma das últimas informações que eu aprendi, nunca pensei muito nisso e acho que normalmente as coisas aconteciam involuntariamente, mas isso é um erro, você precisa saber o que está fazendo e fazer de propósito. Deixar os parágrafos soltos, vai parecer que você não tem uma ideia continua e está perdido, por isso, mantenha uma linha continua entre a última frase do último parágrafo com a primeira do próximo. Palavras e frases de transição são perfeitas pra isso, como por exemplo, "por outro lado", "do mesmo modo", "posteriormente", "sob o mesmo ponto de vista" e assim por diante. 

Use apenas uma "pessoa" e "tempo" durante o texto todo

Textos dissertativos não podem ser escritos em primeira pessoa (eu ou nós), mas outros textos não possuem regras sobre isso, a melhor dica que eu tenho é, mantenha um padrão de tempo verbal e pessoa. Começar um tempo no passado e na terceira pessoa do plural, mas termina-lo no futuro e na primeira pessoa do singular, vai fazer com que seu leitor fique totalmente perdido. E acreditem, pode parecer bobo, mas é muito fácil se perder nesse quesito. 

Não use frases prontas
Corretores/leitores costumam ter pavor de clichê, imagine só o que acontece se você usa a mesma frase que outras mil pessoas usaram? Frases como "a união faz a força", "paz para o mundo",  são olhadas com um certo desprezo e como falta de conteúdo. Tente não usar ditados populares ou frases prontas, está tudo bem querer passar o que eles dizem, mas que seja de uma forma original. 

Convença o leitor
Se você está fazendo um texto dissertativo, como a maior parte dos vestibulares pedem, o seu dever é convencer o seu leitor de que você está certo ou de que pelo menos, isso que você disse faz sentido. Por isso, logo depois de apresentar sua opinião, cite as razões pela qual ela faz sentido/funciona e quebre todos os contra argumentos que poderiam fazer contra sua opinião. Você precisa estar seguro do que pensa. 

Treine
Treine. Muito. Sempre que puder. A gente sempre tem coisas a aprender e a melhorar, escrever cada vez mais nos ajuda com isso. Não adianta nada você desejar escrever bem se você nunca escreve. Pegue assuntos importantes, temas que você gosta, temas famosos ou polêmicos e escreva sobre, se for possível peça para um professor corrigi-lo para você, mas se não rolar, apenas o fato de escrever com frequência vai te ajudar e muito. 

Onde me encontrar? Facebook Instagram | Youtube


4 comentários:

  1. Adorei o post! Esse ano eu começo o terceiro ano do ensino médio e com certeza essas dicas vão me ajudar muito, já que o foco é todo no ENEM. Amei! Xo <3

    www.compondoestilo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, as dicas são ótimas.
    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe