16.2.16

Como escolher seu curso da faculdade



Oi gente, tudo bom com vocês? Hoje vim falar sobre um assunto que martela a cabeça de todo estudante do colegial, ou melhor, do ultimo ano da escola. O que fazer depois da escola? Eu trouxe várias dicas bem legais e que eu espero que ajude você a pelo menos ter uma noção do que você quer fazer. É interessante falar que é completamente normal se sentir perdido ou mudar muito de opinião nessa fase, nós estamos nos descobrindo e querem que a gente decida o que vamos fazer nos próximos anos, é extremamente complicado e o mundo não vai acabar se você ainda não tiver decidido, sua vida começa agora, leve o tempo que precisar. Espero que vocês gostem do post, não esquece de comentar:

Elimine opções

Começar eliminando as coisas que não faria de jeito nenhum porque não tem nada a ver com você, é muito importante e vai te ajudar muito. Eu por exemplo eliminei qualquer profissão de "exatas" ou que possuía muitas matérias de exatas, porque é uma coisa que eu realmente não tenho prazer em estudar e eliminei Direito porque não me vejo de jeito nenhum trabalhando com a profissão. Fazer isso vai te deixar com uma lista um pouquinho menor de opções. 

O que você faz de melhor?

Além de saber o que te faz feliz, é necessário saber o que você faz bem, os dois juntos são uma combinação super importante pra decidir o seu curso. É claro que ninguém nasce sabendo e faculdade está lá pra te ensinar e/ou aperfeiçoar, mas ter uma aptidão para aquilo vai te ajudar e muito. Eu por exemplo, acho que o que eu faço de melhor é fotografar e escrever, jornalismo foi a escolha que juntava esses dois. 

O que te faz mais feliz?

Dinheiro é uma consequência daquilo que fazemos bem, e fazemos bem aquilo que nos faz feliz. Sei muito bem o quão difícil está o mercado para jornalistas, e o quão instável são os nossos empregos. Mas eu sei também que fazer isso é o que me faz feliz, é o que eu amo fazer e farei com prazer. Quero trabalhar em algo que eu tenha prazer em acordar hiper cedo ou nem dormir, porque mesmo estando muito cansada, aquilo vale a pena. 
Pesquise

Existem MUITAS profissões, profissões que a gente nem ouve falar, e existem também, profissões que ouvimos falar mas nem sabemos o que faz, por isso é muito importante pesquisar. Leia o máximo que puder sobre a maior quantidade de profissões que puder, dessa forma, você vai ter pelo menos uma listinha daquelas profissões que você tem interesse em exercer.

Pergunte à profissionais 

Agora que você já possui uma lista das profissões que tem interesse, está na hora de conversar com pessoas que trabalham com isso ou que estão nesses cursos. Dessa forma você vai poder ter contato com a realidade e não apenas com o que você imagina ou com o que os textos neutros te passaram. Não converse apenas com uma pessoa, as pessoas são diferentes e percebem/sentem as coisas de maneiras diferentes, tente ouvir várias pessoas.

Assista aulas/palestras

Muitas faculdades abrem espaço para estudantes do colegial assistirem aulas ou fazerem visitas monitoradas para conhecer a faculdade e como os cursos funcionam, existem várias palestras (do Guia do Estudante por exemplo) onde você vai ouvir profissões falando sobre a profissão em questão. Isso vai ser muito importante pra você ter ainda mais certeza da sua escolha, normalmente, você sai ou muito feliz ou muito decepcionado de uma palestra (juro que é ótimo).


                                        Onde me encontrar? Facebook Instagram | Youtube

10 comentários:

  1. Oi Vic,
    Adoro ler seus posts, normalmente não tenho paciência pra ler textos muito grande...
    Estou no 9 ano e preciso começar a pesquisar e me decidir ... Estava conversando com minha mãe sobre isso hj . Adoro seu canal parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda é nova, tem tempo pra decidir :) Não surte com isso desde cedo.. beijinhos

      Excluir
  2. Oi Vitoria!
    eu já escolhi meu curso (e até já terminei! hahaha) mas não foi uma boa escolha. Até hoje não trabalho na area e ainda procuro algo pra me encontrar! tem que ver com calma mesmo! adorei as dicas, espero que ajudem outras pesoas a nao passar pela mesma situação que eu! hahaha
    um beeeijo

    http://flowerthingsbox.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero Lu e também espero que vc consiga se encontrar :)) beijoss

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas! Acho que vai ajudar qualquer um!
    Beijinhos

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, Vic! Já decidi faz tempo: veterinária. Tenho certeza que vou ser feliz todos os dias cuidando dos bichinhos. Nada melhor! Beijão ❤

    www.compondoestilo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei esse post! Foi muito bem organizado e veio muito a calhar. Tô no terceiro ano e super perdida em relação a escolha profissional!

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe