16.12.15

Dicas básicas de fotografia


Oi meninas, tudo bem com vocês? Sempre que eu peço sugestões de posts vocês me pedem dicas de fotografia e eu sempre fico relutante, afinal, eu não sou fotografa, sou apenas muito apaixonada pela arte e por isso estudo um pouco por esse mundão da internet. Um dia desses, provavelmente durante uma prova de vestibular, tive um ideia, porque não dar dicas do meu jeito? Normalmente acho as dicas de fotógrafos muito complicadas, afinal, eles entendem da coisa e explicam de uma forma técnica, que normalmente a gente não entende. Eu desenvolvi algumas formas de entender esses termos, para conseguir fotografar no modo manual e hoje, vim explicar da minha maneira todas elas. O mais importante da fotografia é chamado de "os três tripes", ou seja, ISO, obturador e diafragma, que causa muitas dúvidas em quem está começando. Quer saber como utiliza-los e o que é cada um deles, do meu jeitinho leigo de explicar? Então vem comigo:

ISO: Ou ASA... Resumidamente o ISO regula a sensibilidade do sensor à luz. Basicamente se você tem muita luz não vai precisar de muita sensibilidade (ou seja, o número do ISO vai ser mais baixo) mas se você tem pouca luz a sensibilidade precisa ser alta (ou seja, o número do ISO vai ser alto). O problema é que quanto mais alto o ISO, menor vai ser a qualidade da sua foto, sabe aquelas fotos cheias de ruído, pois é, a causa normalmente (?) é um ISO muito alto. 


DIAFRAGMA: Diafragma é o diâmetro da abertura da lente, aqui é mais fácil entender por lógica, se você tem pouca luz no ambiente vai precisar de uma abertura grande para que entre uma quantidade maior de luz, se você tem muita luz no ambiente a abertura pode ser menor. O probleminha está aqui: quanto menor o número do diafragma mais aberto ele vai estar, e o contrário também vale, quanto maior o número mais fechado ele vai estar. Sabe os fundos desfocados que nós tanto amamos? Normalmente uma grande abertura do diafragma dá conta do recado, por isso, reduza o número do seu diafragma o máximo que puder, se sua intenção for esse efeito. 

OBTURADOR: Ele vai determinar a velocidade do disparo, ou seja, quanto tempo ele vai demorar para voltar ao seu lugar de origem. Quanto mais rápido, menos luz é captada (ambientes claros), quanto mais devagar, mais luz é captada (ambientes escuros). O problema é que velocidades mais baixas, que normalmente são usadas no escuro, tendem a tremer a foto (como o obturador fica muito tempo aberto, ele vai pegar todos os seus movimentos), por isso é necessário o uso de um apoio.  

O ideal é que você junte as três definições e trabalhe em cima delas, normalmente quando você regula um deles, os outros vão ficar desregulados, por isso é necessário balancear os três juntos. Está em um ambiente escuro? Baixa o número do diafragma, aumenta o ISO e diminui a velocidade do obturador. Está em um ambiente muito claro? Aumente o número do diafragma, diminua o ISO e aumente a velocidade do obturador. Na teoria, isso funciona, mas as vezes as necessidades mudam e só muita prática pra você perceber como regular eles pra cada situação. 

Eu espero muito ter ajudado um tiquinho, me conta, ficou mais fácil de entender? Sei que é complicado de primeira, mas prometo que vai ficando mais simples com a prática. Um enorme beijo e até a próxima <3

                                    Onde me encontrar? Facebook Instagram | Youtube

14 comentários:

  1. Amei, Vic. Me ajudou muito entender as configurações da câmera para que a foto saia do jeito que eu quero! Você poderia fazer uma série de posts sobre fotografia no blog! Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria Melissa, mas o que vc gostaria de ver? beijinhos

      Excluir
  2. Arrasou na explicação Vic, foi bem clara e explicativa.
    Beijos :*
    www.desencana.com

    ResponderExcluir
  3. Amei sua explicação Vic. Sou fotógrafa, já sabia dessas coisas, fiz curso e tudo mais, e certamente fotógrafos explicam isso de uma forma mais complicadinha kkk Arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que demais ler isso de uma profissa hahahah fiquei com medo de explicar errado! beijos lindona

      Excluir
  4. Adorei. Ótima explicação sobre as configurações da câmera. Tenho certeza que foi de grande ajuda não só para mim, mas para muitas pessoas. Parabéns!

    www.segredosemtese.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa perfeito.

    http://meutomdepink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já escrevirei tudo aqui 👍
    Só quero uma camera 😢

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe