19.10.15

Por que eu escolhi jornalismo?!


Vocês acompanharam todo o meu processo de decisão, eu sem noção alguma do que gostaria para o meu futuro, eu certa de que faria qualquer coisa ligada a saúde, eu totalmente perdida novamente e por fim, minha certeza por jornalismo. Quando contei pra vocês sobre essa minha decisão surgiram perguntas, como a que eu vim responder hoje: Porque eu escolhi jornalismo? 

Quando eu era bem pequena meu sonho era fazer medicina, sempre fui e ainda sou completamente apaixonada pelo corpo humano, acho simplesmente incrível e ao contrário da maior parte das pessoas, adoro ver sangue e cirurgias. Mas me imaginar exercendo a profissão, não me agradou tanto quanto as aulas de biologia. Percebi que queria fazer algo relacionado à saúde, porque meu desejo real é ajudar e fazer alguma diferença, depois disso, percebi também, que você pode fazer a diferença em qualquer área, o que muda, são os seus objetivos.

Escolhi jornalismo porque enxerguei em mim, através do blog, uma paixão gigantesca por compartilhar, compartilhar paixões, descobertas, aprendizados, hobbies. Isso, junto com a minha paixão por fotografia e a arte de escrever, me fizeram olhar para uma profissão que eu nunca tinha olhado antes. 

Mas depois de tudo isso, veio o motivo com o peso maior, e que merece uma história: As aulas de literatura são as minhas favoritas, me empolgo, me emociono ao ouvir histórias de escritores que dedicaram sua vida para mudar algo, é simplesmente genial como alguém pode criar uma ficção e incitar mudança, incitar reflexão, incitar mudança (um salve ao modernismo). É isso o que eu quero fazer, disse à mim mesma, quero escrever e mudar a cabeça de alguém, quero fazer as pessoas refletirem, quero fazer as pessoas duvidarem, criticarem, duvidarem. 

Alguns dirão que isso tudo é a maior bobagem, dirão que a essência do jornalismo pode até ser essa mas na prática... Dirão também que quando eu "crescer" isso tudo vai mudar. O que eu digo? Digo que tudo isso pode até ser verdade, mas enquanto meus ideias estiverem na frente das minhas decisões, não vai fazer a menor diferença...

"As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam".

Esse é o meu porque por enquanto, talvez as coisas mudem, talvez não, por enquanto, a certeza é apenas essa... Eu espero muito que vocês tenham gostado desse textinho um tanto quando pessoal, compartilhando algo tão importante na minha vida <3 E você? Porque escolheu o que escolheu?

10 comentários:

  1. Eu te entendo! Eu escolhi Publicidade e Propaganda, mas tive algumas aulas de jornalismo e é, de fato, um curso/profissão linda <3.

    ResponderExcluir
  2. Ameeei! Entrei para arquitetura no inicio desse ano,por muitos problemas não teve como ficar,fiquei um mês só. E dessa experiência aprendi e entendi que não era o certo naquele momento. Agora, no fim do ano,vou tentar Design de Ambientes. Pesquisei muito! E é o que quero. Me identifiquei muuuito com texto <333
    Beijos!! Gracielly, Blog Dose Tripla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que experiências são extremamente importantes pra decisão né?! beijos lindona

      Excluir
  3. Vic! Estava querendo te mandar uma mensagem relacionada a isso e estava sem saber por onde (já que agora o ask precisa de conta)... Então, eu acompanhei esse seu processo e fiquei feliz por ter encontrado um caminho. Talvez ele nem seja o definitivo, talvez seja um ponte que leve a outro, enfim... Mas eu queria dizer algo que você me falou quando passei por isso. Nada do que aprendemos é em vão, toda experiência é aprendizado e se descobrirmos que não era isso o que queríamos, tudo bem. A gente tenta outra vez , outra e outra... Eu queria te desejar muita sorte nessa fase de Enem, vestibular e provasfeitasparanosenlouquecer haha Sei que vc tá bem resolvida quanto a isso, mas: respira e não pira... ( Ah! Escolhi Arquitetura e Urbanismo e sabe, não é possível ter total certeza, mas em uma aula ou outra , uma imagem, um texto, uma fala de um professor, um trabalho gratificante você sente lá no fundo: estou exatamente aonde deveria estar) Estou aqui torcendo muuuito por você! Abracinhos virtuais ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira que o ask precisa de conta??? Afferson... Sua linda <3 muito obrigada por essa mensagem maravilhosa viu?! eu espero, que assim como vc, eu tenha feito a escolha certa... e se descobrir que não, faz parte né?! temos toda a vida pra descobrir hehe beijosssssssss sua linda

      Excluir
  4. Arrasou, Vic! Não sabia que você tinha ficado com Jornalismo, ainda achava que era Medicina! Mesmo que você mude de ideia de novo depois, só espero que seja feliz com a escolha e o exercício da profissão <3 eu ainda não faço a mínima ideia do que quero. Quer dizer, curto Design e afins, mas é o tipo de coisa que dizem que não dá dinheiro, sabe? E meus pais querem que eu curse Medicina ou Direito (clichê).
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, mas revise-o por que contém um erro.

    ResponderExcluir
  6. Oh, que bela! Será minha colega de profissão! <3

    O Jornalismo é realmente lindo, principalmente porque é possível enveredar para áreas completamente diferentes. É uma delícia! Te desejo toda a sorte do mundo! :)

    www.primeiroasdamas.com

    ResponderExcluir
  7. Cara,que inspirador esse texto ... escolhi jornalismo também . E pelos mesmos motivos sabe ... o poder das palavras. Me emocinei lendo ,porque dá para perceber que não se trata de um trabalho ,mas de uma profissão no qual dedica se . Me emocinei com a notícia de que voce está na Galera capricho ,espero que seja um meio de você inspirar outras pessoas . Olha boa sorte e lembra que tem leitoras que voce inspira muuito .

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe