24.6.15

Só se muda um sistema por dentro...


Não tenho psicológico para semanas de prova, sempre soube disso, sempre soube que durante essa semana meus ataques de ansiedade voltam a acontecer, junto com a mudança de humor repentina, eu fico estressada, choro sem motivo e sou grossa com quem não tem nada a ver com com a situação. Talvez as coisas fossem diferentes, se eu tivesse preparo psicológico ou o sistema fosse diferente, talvez eu não precisasse entrar em pânico porque não consigo suportar dias trancada no meu quarto estudando por nota, talvez eu não precisasse reclamar tanto porque não consigo e talvez eu não precisasse decorar exercícios que serão esquecidos após a prova ter sido feita.

A sua vida não se baseia no vestibular, e eu não estou incentivando ninguém a parar de estudar, não acho que estudar não seja importante, não se engane, é bem simples na verdade, sua vida não se baseia no vestibular. A vida é muita mais do que as provas que tive e muito mais do que a FUVEST que farei em alguns meses, queria eu que as pessoas soubessem menos de matemática e mais sobre como respeitar o próximo, queria eu saber menos geografia e mais como lidar com minha teimosia, queria eu que a sociedade decorasse menos fórmulas e amasse mais.

O sistema faz a gente estudar pra passar, mas não faz a gente gostar de estudar. Estudo para matérias que sei que nunca mais verei (e não pretendo), não posso dizer que física e química são totalmente inúteis, mas sei que como jornalista não vou usar nem metade de todas as fórmulas que tive que decorar, e sei também que apesar de tudo eu deveria ter aprendido a apreciar cada matéria que me ensinaram.

Então, me perguntarão, "se você está tão insatisfeita, porque não desiste?". Porque só se muda um sistema por dentro... 

7 comentários:

  1. Viih é exatamente isso que disse, e o grande problema é mesmo não estando felizes as pessoas não mudam por medo de nada dar certo. Uma Pergunta : Você também vai cursar jornalismo?
    Bjãoo

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Vic! Mas força (vi que já está de férias, mas ainda sim,..) que já já essa fase de vestibular passa e aí é uma nova fase, totalmente diferente! E concordo plenamente...decorar coisas apenas por nota é um saco! Prefiro aprender, entender, e pronto!

    Boa sorte! <3
    Beijinhos,
    Gabs (www.regimedebeleza.com)

    ResponderExcluir
  3. O mundo seria um lugar melhor se mais pessoa pensassem assim como você, estudo semi-integral e posso responder pelos meus colegas que 10 aulas por dia duas vezes na semana não dão resultado algum. Ninguém aprende química ou física na decima aula do dia, o problema é que as pessoas ainda acham que forçando alguém a estudar essas matérias vai mudar alguma coisa.
    Seria bem mais interessante se eles fizessem menos robozinhos e formassem pessoa de verdade que sabem amar ao próximo e aceitar as diferenças.

    http://escritoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Com certeza. Achei que só eu pensava dessa maneira, ainda bem que não. Decorar pra aprender não cola, você, sem dúvidas, acaba não aprendendo nada. Pena que o nosso sistema não pensa da mesma forma.

    http://decifrandorabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse texto expressou muita coisa que eu penso! Já faz tempo que a nossa geração tá gritando por fôlego. Temos cada vez menos tempo, mais responsabilidade e mais decisões em idades relativamente baixas, além de burocracias estúpidas pra "aprender". Sinceramente. Concordo tanto que nem tenho muito o que complementar.

    ResponderExcluir
  6. E mais uma vez eu me encontro boquiaberta com o tanto que me identifico com você.
    Ótimo texto, Vic! Realmente, o sistema é um pé no saco.
    Nunca vou conseguir entender como podem achar Ok o fato da gente se matar para decorar fórmulas e matérias que, beleza, podem não ser tooootalmente inúteis, mas em grande parte da nossa vida, não as usaremos para absolutamente nada. E o nosso tempo para descansar, para viver sem ser obrigado a o tempo todo estar pensando na pilha de lições de casa que tempos para concluir ou sobre as decisões que temos que fazer? Cansa.
    Enfim, esse realmente é um assunto a ser discutido.

    Beijos, Nat.
    wanderlust-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Conheço seu canal no youtube há algum tempo, mas somente agora conheci seu blog e não sei como vim parar neste post. Sei apenas o quanto é incrível encontrar alguém que pense exatamente como eu. Por mais pessoas com uma mente assim e o mundo seria melhor. Amei seu blog, parabéns!


    http://delineandopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe