2.6.15

Guia do Estudante - Fuvest


O que eu mais gosto em um blog é o fato de poder compartilhar descobertas ou coisas que pra mim valem a pena com muitas pessoas, o post de hoje se encaixa perfeitamente nessa questão. Acho que quase todo mundo sabe que eu estou naquela fase da vida pré-vestibular, já fiz até vídeo falando sobre isso (clique aqui) e acho justo compartilhar minhas experiências/ideias sobre isso por aqui, acho que vou ajudar bastante gente que também está passando por isso ou vai passar futuramente.

Bom, vamos começar dizendo que eu não tenho muitas pretensões para 2016, não estou colocando pressão sobre mim mesma para passar e na real, nem sei se quero fazer faculdade esse ano. Mas sou uma pessoa muito competitiva e perfeccionista, mesmo sem toda essa pressão pretendo prestar FUVEST (vou prestar outras faculdades também, mas essa é a que eu mais quero), a prova responsável pelo seu ingresso (ou não) na USP e é claro, vou me preparar pra ela. 

Minha preparação vai começar nas férias de julho, quando pretendo estudar matérias dos anos passados, que eu já não me lembro (farei post sobre isso, futuramente), mas eu estava completamente perdida. O que estudar? Como estudar? O que ler? E foi aí que eu descobri a revista do "Guia de Estudante" voltado especialmente para os vestibulandos que pretendo prestar FUVEST. E é sobre essa revista e o que tem nela, que eu vim falar hoje, espero que seja útil para alguém (hehe):


Além dos pontos mais importantes da revista, que eu vou citar durante o post, a revista traz outras informações super interessantes, como por exemplo, os campus da faculdade, o perfil dos estudantes que passam na prova, depoimento das pessoas que passaram em primeiro lugar no vestibular, contatos, todas as bolsas/auxílios que a faculdade oferece, entre outras coisas... O Guia do Estudante é minha principal fonte de informações quando se diz respeito a faculdade, mas essa revista me surpreendeu de uma maneira extremamente positiva, pela quantidade de informações e ajuda. 


A revista começa com um índice de todos os cursos que a USP oferece e logo depois, uma pequena explicação de cada uma, sobre o mercado de trabalho de todas elas e onde está localizado o campus de cada uma. Eu realmente achei essa parte muito interessante, porque as vezes nos prendemos tantos às profissões mais conhecidas que esquecemos que existem muitas outras opções, que talvez se encaixem mais com a gente do que todas as outras. 


Uma das coisas que a maior parte tem curiosidade mas ao mesmo tempo não tem conhecimento é a nota de corte de cada curso, basicamente, quantas questões você precisa acertar para passar pela primeira fase e também quantas pessoas concorrem por cada vaga. Eles informam também os cursos mais e menos concorridos de cada áreas (biológicas, humanas e exatas). Admito que essa é uma das partes que me deu mais medo, levando em consideração que o curso que pretendo cursar está entre os mais concorridos (vulgo, jornalismo). Vale lembrar que os cursos mais concorridos não são necessariamente as provas mais difíceis e sim os cursos em que há mais procura. 


Todo mundo sabe que a FUVEST é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, e por isso eles possuem uma "Seleção Rigorosa", nessa parte da revista eles explicam como funciona cada etapa do vestibular, como funcionam as pontuações de cada uma dessas etapas, como fazer a sua inscrições e até algumas informações específicas de determinados cursos. 


Essa é a principal parte que me fez comprar esse guia, eles te dizem quais são os conteúdos mais importantes de cada matéria, aqueles que são mais cobrados por exemplo. Em cada matéria há dicas/técnicas para te ajudar a estudar e também uma breve explicação de como essa matéria é cobrada nas etapas do vestibular. 


Como continuação da parte anterior, a revista cita quais são as leituras obrigatórias para quem vai prestar FUVEST, além dos nomes dos livros eles apresentem o resumo e uma análise de cada um deles. Literatura é a parte mais importante da área de português, aprendi que vale a pena se esforçar pra ler os livros.


Uma das fases que mais preocupam um vestibulando na hora de fazer o vestibular é a redação, são diversas preocupações, ter uma opinião formada e conhecimento sobre o assunto pedido e ainda conseguir se posicionar e defender esse posicionamento e ainda ter que se preocupar com a gramática, é uma tarefa bem complicada. Aqui eles te explicam como funciona a avaliação, os aspectos avaliados pelo corretor, como uma redação deve ser feita e um mini roteiro do que é esperado. E depois de tudo isso eles deixaram duas páginas inteirinhas para falar sobre a proposta da ultima FUVEST aplicada, é uma análise do tema e basicamente, o que esperavam que as pessoas escrevessem. 


As vezes você se prepara, estuda horrores, tira notas maravilhosas e mesmo assim não passa no vestibular. O problema é que o vestibular é também um teste psicológico, que exige paciência, calma e confiança. Em "preparação máxima" o Guia do Estudante te dá dicas de como fazer a prova, detalhes que você precisa tomar cuidado e alguns métodos que ajudam e muito. 


Por ultimo, e o mais legal de tudo, eles ainda deixaram disponíveis diversos exercícios, da primeira e segunda fase do vestibular, para treino, como se fosse um simulado. Todo mundo fala que fazer os exercícios do vestibular que você quer prestar é uma das melhores formas de estudar, afinal, cada faculdade tem o seu jeito de cobrar uma matéria. 

Eu espero muito que vocês tenham gostado desse post, e que, principalmente, tenha ajudado alguns de vocês. Sei que o post ficou comprido, mas queria algo que fosse realmente útil. Não dei informações específicas e sim, contei pra vocês o que tem na revista, dessa forma, quem se interessar, a revista pode ser encontrada em livraria ou bancas por 18 reais :) Um enorme beijo e até mais!


15 comentários:

  1. Período de vestibular é algo para esquentar verdadeiramente a cabeça. No ano passado acabei atirando para todos os alunos e digo que você já começou bem focando em uma universidade e buscando um guia que explique tudo. Agora com relação ao estudo, para mim ele deve começar no início do ano, pois você acaba ficando nervosa, começa a circular notícias sobre a prova e quando se vê é só roer as unhas olhando os conteúdos que ainda faltam. Mas começando quando você deseja está ótimo! Desejo sorte e não esquente muito a cabeça, acho que se isso acontecer faz uma pausa e retorna novamente.
    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria complicado pra mim, começar os estudos no inicio do ano pq ou eu estudava pra escola ou pro vestibular sabe? sem psicológico pra sustentar ambos.. Mas o segundo semestre na escola é só revisão o que vai ser otimo :)) Muito obrigada Débora!

      Excluir
  2. Bem legal Vic, pra fuvest tem que se preparar mesmo. Esse guia parece ser bem completo!!
    Ja deixo aqui o meu boa sorte pra preparação e pra prova!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante .Muito bom <3

    http://meutomdepink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante dessa revista também, tenho a do ano passado e acho super legal todas as informações que tem aí, porque meu foco também é USP. Já viu as das outras matérias, tipo física e matemática? Quero comprar porque pelo jeito é bom também, com bastante exercício.
    Gostei do post e espero que dê tudo certo pra você no final do ano! E a verdade é que só olhando a nota de corte pra ter uma noção do nível dos outros concorrentes, mas não fala tudo. O jeito é se preparar mesmo! :)
    Beijos,
    Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo juntas nessa Isa hahahaha já vi sim Isa, mas nunca folheei elas, deve ser bom mesmo :)) beijoss

      Excluir
  5. Nossa adorei esse guia, as informações são ótimas, eu também irei fazer vestibular este ano, mas ainda não decidir pra qual profissão.☺️

    Www.meninadofuturo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu usava o guia do estudante, adorava!! Minha época disso passou, então, ando bem desatualizada sobre. hahaha Mas esse parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah não vejo a hora da minha época passar Karly :/

      Excluir
  7. Gostei! Esse livro é bem completo, dei uma olhada. Sou veterano em Medicina na universidade de SP e digo, esse livro é bom,é nesse esquema que funciona! (ass' Renan )

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe