5.6.15

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios


Comentei com vocês no meu "Favoritos do Mês" que eu li três livros durante o mês de maio, um super diferente de outro, mas o meu favorito, com certeza, foi o que será resenhado hoje. "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" é o livro do escritor e roteirista (aliás, o livro virou filme sabia?!) Marçal de Aquino. Eu ouvi diversas vezes a Bárbara do canal Letras de Batom citar esse livro, e logo de cara me apaixonei pelo título, completamente diferente de tudo aquilo que eu já tinha visto. 

Pra mim, os livros mais difíceis de resenhar são aqueles pelos quais você se apaixona, é muito dificil escrever sobre ele sem ficar dizendo que eu amei e que vocês deveriam ler, mas tentarei, e espero que mesmo assim, vocês percebam que eu AMEI e que vocês DEVEM ler (hahaha).

"No momento em que narra os fatos de 'Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios', o fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará que algum tempo antes fora palco de uma corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo - mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico. A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de pistas: a história de Chang, morto num escândalo de pedofilia; o mistério de Viktor Laurence, jornalista local que prepara uma vingança silenciosa; a vida de Ernani, que no passado tirou Lavínia das ruas e das drogas. Mesmo diante de todos os riscos, Cauby decide cumprir seu destino com o fatalismo dos personagens trágicos. 'Nunca acreditei no diabo', diz ele, 'apenas em pessoas seduzidas pelo mal."


Eu nunca li nada tão lindo, tão real, tão humanamente cruel como esse livro, nunca li nada escrito da maneira como Marçal de Aquino escreveu, talvez por sempre ter lido obras jovens e estrangeiras me deparava com uma gramática simples, sem muita beleza, mas em "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" até a gramática é encantadora. O livro é narrado em primeira pessoa, pelo fotógrafo Cauby e até o jeito que o personagem descreve as pessoas e os ambientes é maravilhoso, a visão que você imagina que um fotógrafo tenha.





Cauby se mudou de São Paulo para uma cidade pobre e perigosa do Pará, lá ele conhece Lavínia, uma mulher casada, depressiva, bipolar e encantadora, que vira sua vida de ponta cabeça. Eles sentem uma paixão quase que obsessiva um pelo outro, uma paixão mortal eu diria e é diante desse sentimento que o livro se desenrola. Lado a lado à história do casal, acompanhamos também um pouquinho da vida daqueles que moram na pensão que Cauby mora, o que torna o livro ainda mais real, por tratar de pessoas extremamente simples e comuns. 

Uma das coisas que eu achei simplesmente genial, é que Marçal não segue uma linha do tempo, na verdade se você não prestar muita atenção consegue se perder na história. O ínicio começa no fim (Cauby morando na pensão), que precisa ser explicado pelo inicio e meio da história (o porque dele estar ali), e ambos oscilam durante a história. O livro trata de sexo, prostituição, violência, traição mas acima de tudo, amor. Talvez ele não agrade meninas muito mais novas que eu, porque como já comentei, ele é explícito em tudo que escreve, desde o vocabulário até os atos dos personagens.


É sobre amor, o lado podre e o lado belo do sentimento mais puro que existe. Sobre como o amor pode mudar pessoas, transformar vidas e provocar naqueles que sentem os atos mais improváveis. E como diria Cauby, "Você não faria o mesmo?", você não lutaria até o fim pelo amor da sua vida? É um livro desafiador, apaixonante e louco, que todos deveriam ler uma hora ou outra. É como poesia em prosa, começando pelo título <3




12 comentários:

  1. Caramba, ja está na minha wishlist hehe
    você insistiu tanto que acabei comprando o Todo dia - David Levithan haha não vejo a hora de começá-lo ^^
    Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai que amorrrrr, me conta o que achou viu?!

      Excluir
  2. Pato tudo, amei esse livro já de cara quero muito comprar e ler a história é bem louca 😍😍. Mais um pra minha lista.

    Www.meninadofuturo.com.br

    ResponderExcluir
  3. aaai eu quero ler já!!!
    Amei a resenha! Parece ser gostoso de ler!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz que vc tenha gostado Rê, leia sim, vc vai amar <3

      Excluir
  4. Viiiic, eu me apaixonei pelo nome do livro quando você disse no vídeo de favoritos. Agora me apaixonei ainda mais sabendo da resenha. Preciso ler!! <3
    www.queridas-flores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Você não é a primeira a destilar elogios sobre esse livro. ♥
    Tenho vontade de ler, sempre tive, mas tinha esquecido ahahaha agora com a sua postagem eu lembrei e adicionei na minha listinha dos que eu preciso ler nas férias!!
    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é com certeza um sinal pra vc começar a ler assim que possivel hahah ♥

      Excluir
  6. Já está na minha listinha para as férias hahahah ♥
    bjooos

    www.gabrielacravoecanela.net

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe