8.6.15

Como começar um blog?


Sempre recebo muitas perguntas sobre a criação de um blog, meninas que adorariam ter um cantinho na internet pra chamar de seu, mas não sabem nem por onde começar... Bom, eu estou aqui hoje para tentar ajudá-las, falei um pouquinho sobre tudo que eu aprendi durante esses 2 anos e meio de blogosfera e coisas que eu adoraria ter ouvido quando comecei! Para as meninas que não começam por vergonha, a vida é uma só pra se preocupar tanto com o que os outros pensam, se você está feliz, é o que importa <3 Bora lá, que o post é longo...

Por que?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o porque de você ter tanta vontade de ter um blog... Digo isso porque atualmente, com o crescimento e "sucesso" de algumas blogueiras as pessoas olham para os blogs como um meio de ganhar dinheiro. E preciso te dizer, que se você está começando com o intuito de ganhar dinheiro, deixa pra lá e vai tentar outra coisa, porque não é fácil, dá muito trabalho, leva muito tempo e se você não ama o que faz, vai desistir em alguns meses. 

Assuntos e nome

Já decidiu que vai criar um blog? O próximo passo é decidir quais assuntos serão abordados e consequentemente o nome do seu blog. Fale sobre o que você ama e também sobre o que você entende (e se amar algo que não entende, estudar sempre), faça do seu blog o seu lugar favorito, sempre falo que posto apenas o que me faria perder tempo para ler em outros blogs. 

Acho que a escolha do nome é uma das fases mais complicadas, você precisa de algo que remeta sua personalidade e ao tema do seu blog. Eu por exemplo, vivia uma fase completamente viciada em maquiagem (ainda sou) e pra mim, o item indispensável na maquiagem é o rímel (ou máscara de cílios, como preferir), o nome além de remeter a esse fato isolado, remete a todas as minhas paixões (amante de...) e tudo aquilo que é indispensável em todas as esferas da minha vida.

Hospedagem e domínio

Hospedagem é basicamente onde o seu site vai ficar armazenado, existem alguns sistemas de hospedagens gratuitos, como o blogger e o wordpress, sempre me perguntam qual dos dois é melhor e por sempre ter usado o blogger não posso dar uma opinião concreta, o que posso dizer é que o blogger é mais fácil de usar (e também possui menos funções).

Domínio é o link do seu blog, e assim como a hospedagem possui as opções gratuitas (.blogspot.com, por exemplo) e as pagas (.com.br ou .com), eu passei mais de seis meses com o domínio gratuito que o blogger oferece, depois disso achei que era necessário pagar por um domínio que transmitisse "seriedade".  Comprei o meu no Registro.BR e todo ano pago 30 reais para renová-lo. 



Equipamentos

Na minha opinião você não precisa da melhor câmera do mundo ou da iluminação mais cara para começar um blog. Eu comecei com a câmera do meu iphone 4 e uma câmera compacta que quebraram meu galho por um tempo, até finalmente comprar minha atual câmera (Canon T3i). Se você não tem condições de investir pesado em equipamentos, use o que está a sua disposição e abuse da iluminação natural (é a que eu uso até hoje), que as vezes faz milagre.

Layout

Essa é a preocupação de muita gente, e assim como o item acima, não acho que investir pesado em um layout profissional ou em uma ilustração maravilhosa seja necessário, a não ser que você tenha condições pra isso. Meu layout até hoje é feito por mim, a única coisa pela qual paguei foi a minha ilustração, mas isso demorou muito pra acontecer.

Abuse da simplicidade, e da criatividade, sempre usei programas como o PhotoFiltre Studio (hoje conheço o PicMonkey, que é online e ótimo) para fazer o meu cabeçalho, pesquisava muito sobre tudo aquilo que eu queria que meu blog tivesse (google é nosso melhor amigo), e adorava pesquisar ilustrações no tumblr para enfeita-lo. 

Divulgação

Sempre me perguntam sobre divulgação, mais especificamente, como eu divulguei o meu blog até chegar aqui. E as redes sociais vão ser suas melhores amigas, faça uma fanpage para o blog e a movimente, divulgar nas redes sociais pessoais também é ótimo, sei que dá vergonha (e muita) mas se você conseguir vencer isso, muitos dos seus amigos passarão seu blog pra frente, e é assim que as coisas vão acontecendo. Comentar em outros blogs também é algo que eu faço até hoje, mas calma aí, nada daqueles comentários "estou seguindo, segue de volta?" a única coisa que esses comentários farão por você, é queimar sua imagem (é MUITO chato), comente apenas se gostou do conteúdo e se tem algo a dizer, deixe seu link no final e fim, isso fará com que as pessoas tenham vontade de te conhecer melhor.


Dicas

-Qualidade vs Quantidade: Sabemos que uma das coisas que fazem as pessoas retornarem ao blog é uma boa quantidade de posts, mas já parou pra pensar que as vezes qualidade é melhor que quantidade? Não estou dizendo pra você postar uma vez por mês, mas 3 posts por semana com um bom conteúdo e um cuidado a mais (com fotos e etc) é melhor do que 1 post por dia feito de qualquer jeito.

- Imagens: No início do blog é comum pegarmos fotos de outros lugares (google, tumblr, etc) para ilustrarmos o post, mas uma coisa que eu posso afirmar, leitores se identificam muito mais com posts ilustrados com fotos de sua autoria, é claro que algumas vezes isso não será possível, mas tente fotografar e ilustrar o máximo de posts que puder. Ainda na questão das fotos, SEMPRE, padronize o tamanho das imagens, entrar em um blog com imagens de diferentes tamanhos é um pouco desanimador, você pode mudar isso na própria área de postagem ou em um programa específico (o Picmonkey faz isso). 

-Gramática: MUITO cuidado com a gramática, ninguém é perfeito, eu erro feio no português algumas vezes, mas quanto menos você errar melhor, normalmente o próprio computador te mostra se uma palavra está errada, mas bateu a dúvida? Dá um google pra ter certeza... Sei que estamos na internet, em um ambiente de certa forma informal, mas o exagero de gírias, de abreviações e de emoticons acaba tornando a leitura chata.


33 comentários:

  1. Vic arrasou no post, acho essas dicas fundamentais e necessárias para quem quer começar. Mas acho que o principal de tudo é fazer porque gosta e não porque quer ganhar algo. Blog tem que ser feito com amor e não por interesse!
    Ah e preciso dizer também que amo seu conteúdo, sempre cheio de qualidade e autenticidade.
    Sucesso Vic, você merece! ♥
    Beijos;*
    www.justmaay.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza eu concordo com vc May... sua linda <3 ameeei o elogio hehe bjs

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, adorei mesmo. Você é minha inspiração, amo seu blog.
    www.meninadofuturo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vic arrasou nas dicas hein!
    Qualidade sempre melhor que quantidade.
    Gramática então nem se fala, hehe
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Arrasou, arrasou e arrasou! Que post sensa, já vou passar pras amigas que tão começando! <3 Sempre arrasando ein Vic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada melhor que ter seu post compartilhado hahaha adooro

      Excluir
  5. adorei vic ,essas dicas serão super úteis para mim,beijos linda !!
    www.falasasa.com.br

    ResponderExcluir
  6. E ainda dizem que "ser blogueira é facil.. falar de moda, tirar uma foto e granhar muita grana e viver viajando" AFFFFFFFFF UHASUHASUAH
    Adorei seu post e concordo com tudo sem tirar nem por!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só me falta a parte da facilidade, do dinheiro, e das viagens, pq de resto... hahahahaha <3

      Excluir
  7. Seu post ficou super completinho, muita gente me faz essas perguntas e é muito importante saber tudo isso antes de começar um blog. Muitos blogs não vingam pois a blogueira não se interessa em torna-lo profissional e se dedicar a ele.
    Se começar pedindo likes pode dar tchau kkkkkkk - Essa é a primeira dica que eu dou pra quem quer se blogueira xD


    Beeeijos
    www.gabrielacravoecanela.net

    ResponderExcluir
  8. Vic, adorei as dicas e as fotos. Sobre a divulgação de amigos eu ainda não consegui ter coragem porque tenho amigas que acha isso bobagem e gosta de me zuar, eu levo na brincadeira mas as vezes fico meia magoada.
    E sobre a Gramática me irrita textos com abreviações e gírias.
    https://floresdatilografadas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu com certeza devo ter amigos que acham isso bobagem tb, mas é bobagem pra eles, pra mim é MUITO importante e na real? É isso que importa.... beijos lindona

      Excluir
  9. Dicas totalmente fundamentais Vic! Tenho meu blog já faz 1 ano, acabei me afastando dele por alguns meses por desanimo mesmo, e voltei com ele faz uns 2 meses.
    Concordo muito com você na parte da qualidade, tem muito blog que posta uma vez por dia, mas acaba que o post é feito de qualquer jeito e as pessoas notam isso.
    Essas dicas vão me ajudar muito, sempre visito seu blog, mas acabo que nem comento sempre por um pouco de vergonha, enfim, parabéns pelo post e pelo blog, beijos ♥

    http://blogdaanoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que alguém além de mim percebe essa "falta" de conteúdo, sempre tomo muito cuidado para não cair nesse com o blog! Sem vergonha viu?! Pode comentar sempre que quiser <3 beijosss lindona

      Excluir
  10. Oi Vic lindaaaaaa. Primeiramente, gostaria de dizer que estou com saudades. Saudades de você, saudades do seu blog.. Mas juro que agora voltei definitivamente! E segundamente, esse post ficou sensacional! Essas são realmente as dúvidas de todo mundo na hora de criar um blog e isso, com certeza, ajuda muito. Amei!
    Beijinhos, Isa.

    www.itszabella.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii Isa, que saudades de vc também mulher <3333 fico feliz que vc tenha gostado viu?! beijosss

      Excluir
  11. Concordo com todas as dicas e a primeira pergunta é sempre a mais importante!!
    Ainda acho que muitas pessoas pensam que ter um blog é facil, mas a gente que sabe o quanto é trabalhoso, só feito com muito amor mesmo!!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  12. Acredita que eu tenho um post parecido para o MBA??? Começar um blog pode parecer fácil, mas não é, principalmente pra quem pretende levar à sério. Agora, tem gente que começar um blog e não sabe nem sobre o que vai falar, acho isso um absurdo. Organização e foco são necessários. Amei, Vic! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah que legal Karly <33 concordo com vc! beijãooo

      Excluir
  13. Vic, amei seu post... Acho que todo mundo antes de criar um blog deveria vir aqui pra ler! Com certeza vai ajudar muita gente <3

    ResponderExcluir
  14. Vic, que post sensa! Estava precisando dessas dicas! Amo o seu blog, beijão <3
    http://guimaraescarlayne6.wix.com/aglaia

    ResponderExcluir
  15. Eu estava procurando sobre como divulgar o meu blog e encontrei seu vídeo, achei muito bom! As dicas que você deu realmente são ótimas! Vim fazer uma visita ao seu blog, adorei o conteúdo, acho que você fotografa super bem! Muito obrigado pelas dicas, você já ganhou um leitor! Sim, sou homem, mas acompanho muitos blogs femininos e acho o máximo! Sucesso, Vic!

    http://coisasdegayrotos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Viiic!! Comecei meu blog agora e seu post me ajudou muito 👏🏻👏🏻👏🏻 muito sucesso pra você! Esta ai o meu blog se vc quiser da uma olhada 😽http://www.carolinagutschow.com/?m=1

    ResponderExcluir
  17. Obrigada você me ajudou muito Viccccc

    ResponderExcluir
  18. Amei, ajuda bastante essas dicas


    ♡milynamatos16.blogspor.com

    ResponderExcluir
  19. Ameiiii....ajuda bastante pra quem ainda está no começando como eu
    milynamatos16.blogspot.com

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe