8.3.15

De mulher pra mulher...


O feminismo é um movimento social, filosófico e político que prega e luta pela igualdade de gêneros, contra a dominação masculina. Se engana quem pensa que feminismo é o contrario de machismo, ou o ódio aos homens, feminismo não é a luta contra um gênero mas sim a luta contra um movimento opressor. Que luta pela liberdade feminina, de ser, falar, usar e decidir o que bem entender para si mesma, porque ninguém pode ter o poder de opinar sobre o que você faz ou deixa de fazer.

Somos criadas em uma sociedade onde ser mulher é -como li em um dos textos feministas que foi compartilhado no meu facebook- ouvir todos os dias que não vivemos em um mundo machista mas sofrer a consequência do mesmo,  onde homem não chora porque chorar é coisa de mulher - que por sua vez é fraca e inferior-, é criada achando que o que você tem de mais importante é sua aparência "perfeita", criada para se submeter a homens, criada sabendo que por mais que você tenha a mesma capacidade que um homem, não terá o mesmo reconhecimento que ele simplesmente porque você é mulher. Você cresce ouvindo a frase "é claro que teremos abusos sexuais, olha só a roupa que ela está usando" e muitas vezes cresce achando que isso tudo são verdades.

As coisas não mudam da noite pro dia, não são meses ou semanas que fazem uma sociedade inteira e predominantemente machista mudar, mas para existir mudança ela precisa começar de alguma maneira, afinal, a situação poderia ser muito pior se não tivessem lutado por nós. Vamos gritar pra quem quiser e para quem não quiser ouvir, que temos sim, o direito de nos vestir como quisermos, de falar o que pensamos, de fazer com nosso corpo o que bem entendermos, de expor nossos sentimentos, nossos desejos e que sim, temos tanta capacidade quanto qualquer homem.

Seja feliz, da sua melhor maneira possível, e responda com um belo e irônico "sinto muito" para aqueles que acharem que a sua maneira está errada, que ela não demonstra os "valores de uma mulher" ou que não se encaixa no perfil princesa que a sociedade tanto aprecia, porque nós nascemos para sermos livres e não perfeitas e no final das contas, que se danem os perfis e os "valores de uma mulher", porque a única coisa que conta de verdade, é a sua imagem de si mesma. 

Por uma sociedade que se orgulhe de suas conquistas, de seu caráter, de seus sonhos, independentemente de seu gênero.  Feliz dia da mulher, pra você, pra mim, pra todas nós, que não temos medo de ser MULHER -mas pra você que (ainda) tem medo também, porque no fim, a culpa nem é sua.

Me acompanhem na 
redes sociais:

8 comentários:

  1. Amei esse texto! As coisas que eu aprendi nos últimos anos graças às pessoas incríveis que estão na internet sobre mulher, direitos e femininismo são incríveis, abriu minha cabeça pra uma coisa que muitas vezes, dependendo do nosso ambiente, passa despercebida. Acho super legal você também pensar assim e divulgar pras suas leitoras, como eu, porque informação é tudo e pode ser o começo de mais uma quebra de normas antigas que nunca tiveram sentido algum.
    Uma vlogger que fala disso muito bem (e com bom humor) é a Jout Jout, já ouviu falar? Amo ela! Enfim, um ótimo dia das mulheres pra todas nós, não só hoje, mas todos os dias!
    Beijooos!
    Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa é a melhor parte de escrever na internet, poder ensinar um pouquinho do que vc sabe para as pessoas... nunca ouvi falar sobre ela, mas vou procurarrr <3 amo ver mulheres entrando nessa questão.... beijos Isa

      Excluir
  2. Assim que vi o título eu lembrei do: Marisaaa ♫ Hauhauhau
    Feliz dia pra todas nós ♥
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  3. Vic adorei o seu texto,sou da mesma opinião que você,e também defendo o feminismo!Feliz dia da mulher pra nós!

    http://manucanielas.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu texto, acho que ele resume bem o que eu penso sobre o assunto. Mas acho que a grande chave pra resolver o assunto é unir as mulheres, que infelizmente, não são unidas. Acho que todos os dias, entrando em uma rede social aleatória, eu me canso de ver meninas com indiretas umas pras outras, se xingando e tentando ofender a moral da outra. Sempre tem uma dessas que julga uma menina por quantos caras ela tem vontade de ficar né? E eu acho que além de machismo, existe também uma certa insegurança na cabeça dessas mulheres e até ciúmes, por isso julgam tanto outras mulheres e brigam entre si. Como dizem, a união faz a força, e acho que quando as mulheres aprenderem a se respeitarem, a se unirem, e pararem de temer e verem umas as outras como possíveis ameaças muita coisa vai mudar . Ainda sou muito leiga sobre o assunto, mas essa é a minha opinião sobre.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto, mas não podemos culpar as mulheres por serem criadas em uma sociedade machista que ensina pra todas elas que outras mulheres são inimigas, que competimos contra as outras, e O PIOR, competimos por homens umas contra as outras... Não dá pra jogar a culpa na vitima entende?! Existem sim mulheres machistas, isso não é uma característica exclusiva apenas do homem, mas acredito que um dia as coisas serão diferentes! Obrigada por expressar sua opinião, acho isso extremamente importante

      Excluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe