2.12.14

Profissões | Moda

 A profissão do mês é design de moda, acredito que muitas meninas que visitam blogs ou possuem blogs gostariam de seguir essa profissão ou pelo menos já pensaram e eu espero ajuda-las hoje. A nossa entrevistada é a Larissa Donato dona do blog Moda na Janela, que tem 20 anos e está no seu ultimo ano de designer de moda, a Lari é minha companheira no projeto 6 on 6 e topou responder algumas perguntinhas pra esclarecer as dúvidas de vocês. Espero muito que vocês gostem, beijinhos!

Por que você decidiu cursar Design de Moda? Você sempre teve certeza da sua escolha?

Escolhi o curso de Moda, principalmente, por ter tido uma ótima experiência anterior em um curso de 6 meses de corte e costura. Além disso, já tinha bastante curiosidade pela área. Fazer cursos, mesmo que de pequena duração, na área ou em uma área semelhante é uma ótima dica para quem ainda está indeciso, pois te aproxima do seu objetivo e ajuda muito na escolha. Entretanto, é normal sentir dúvida e até mesmo querer mudar no meio do trajeto. Eu, por exemplo, também tive vontade de cursar arquitetura, psicologia e contábeis.

Como você se preparou para o vestibular?

Sempre gostei de estudar, por isso sinto que sempre me preparei. Não era de devorar os livros em casa, mas quando estava na escola participava da aula, fazia as tarefas e prestava muita atenção nas explicações. Essa é uma ótima dica para não deixar tudo para a última hora, mas no último ano também fiz dois cursinhos de 3 meses cada, onde resolvia exercícios junto com professores.

 Quais são, na sua opinião, as características que uma pessoa deve ter para cursar moda?

Para cursar moda, eu acredito que seja necessário ser criativo e gostar de desafios.O curso também possui muitas partes práticas que exigem perseverança e força de vontade, além de dedicação.


 Quais são, na sua opinião, as partes positivas e negativas de ser designer de moda?

De uma forma geral, a parte positiva é que essa é uma área bem ampla. Um designer de moda recebe uma formação bem completa e possui muitas opções de carreiras após o término da faculdade. O lado negativo é que em muitas empresas e pessoas ainda não valorizam esse profissional e imaginam que nós apenas desenhamos e nos divertimos, mas esse é um problema gerado pela falta de conhecimento da área.

 O curso atendeu as suas expectativas ou é muito diferente do que você imaginava?

O curso me ofereceu até mesmo muitas matérias e conhecimentos que eu nem imaginava que conheceria, mas acredito que seja necessário buscar conhecimentos e informações não só na faculdade, mas buscar outras instituições e experiências para se tornar um profissional ainda mais completo. A faculdade geralmente possui um sistema muito diferente das escolas e isso foi um choque de realidade. Você precisa ser muito mais independente, esforçado e tem que correr atrás do conhecimento e das oportunidades.

 Quais são suas metas profissionais?

Para melhorar meus conhecimentos e expandir horizontes, tenho vontade de fazer um intercâmbio na minha área e melhorar meu inglês. Além disso, tenho o desejo de trabalhar em uma empresa em que me sinta valorizada ou criar minha própria marca.


Perguntas que todo mundo quer saber: 

1- O curso é caro?

Com certeza, mas também existem algumas faculdades gratuitas. Eu, por exemplo, estudo no Instituto Federal, totalmente de graça. Entretanto, além da mensalidade (no caso das faculdades particulares), os materiais para algumas disciplinas são bem caros, por isso vale a pena pesquisar muito. 

2- Precisa saber desenhar?

Saber desenhar te ajuda muito, mas na minha instituição esse não era um pré-requisito e as aulas são voltadas para te ensinar mesmo, desde o básico. Por isso, não precisa saber desenhar, mas precisa se esforçar.

3- Todas as faculdades de moda são iguais?

Não, elas podem ser bem diferentes. Cada uma pode ter um foco, por isso é essencial pesquisar sobre cada uma e conhecer as grades curricular, para ver as matérias que serão ensinadas e se elas tem relação com a formação que a pessoa deseja.


Me acompanhem na redes sociais:

9 comentários:

  1. Eu não fiz design de moda,porque já tinha feito técnico de 2 anos, ai
    todo mundo falava que é quase a mesma coisa, ai deu preguiça sabe!
    Mas hoje em dia eu me arrependo, deveria ter feito!
    Adorei o post, esclareceu muita coisa pra muita gente, tenho certeza!
    Beijinhos, Rê
    http://renatatruchinski.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poooxa Re, mas nunca é tarde, vc ainda é nova, se ainda tiver vontadee vai atrás do que vc querrr mulher <333 beijoss

      Excluir
  2. Ai Vic, to nessa!! Meu sonho é aprender a costurar e cursar um curso desses... mas tbm tenho muuita vontade de cursar jornalismo sabe? To morta de indecisão, mas acho que vou ingressar no jornalismo mesmo de deixar esse pra depois!!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puuts Laay já passou de tudo pela minha cabeça, sério hahahah de medicina até design gráfico e não faço ideia do que irei fazer.... beijoss

      Excluir
  3. Aii eu morro de vontade de fazer um curso de moda!! Mas já fiz faculdade e sei o quanto é cansativo e não sei se teria coragem de encarar tudo de novo!! Mas boa sorte pra vc =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imaginooo, deve ser bem cansativo mesmo! mas pelo lado bom, vc está fazendo algo qe gosta né?! beijinhos

      Excluir
  4. Oii Vic, ameeeei o post! Sempre tive uma curiosidade para saber como é a facul de moda, me ajudou um monte!!! Você se daria super bem como jornalista com essa matéria super profissional hahaha, beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambéeem Fran, a Lari super me ajudou hahahha poxa, sério?! quem sabeeee... haaha bjss

      Excluir
  5. Deve ser um curso lindo pra quem ama moda, acho que eu iria amar... Pena que por aqui não tem :(((
    Adorei o post, haha beijos

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe