27.10.14

Profissões | Arquitetura e urbanismo


Depois de dois meses sem nenhum post da série "O que vem depois do colegial?" nós estamos de volta com a ultima profissão mais pedida de todas, Arquitetura e Urbanismo. Nossa convidada da vez é a Monique Pires dona do blog, Ai que fase!, que tem 20 anos e está cursando o seu quarto período! 

Antes de responder as perguntinhas específicas Monique deixou um recadinho pra quem pensa ou quer seguir essa área tão incrível: Comece tendo certeza de que é isso que você quer. Pesquise muito sobre o curso e sobre a profissão, porque não é fácil. Se for possível, faça curso de AutoCad, Revit e SketchUp por que eles serão essenciais em algum momento do curso (principalmente AutoCad). Aprimore seus desenhos a mão livre, e observe muito as construções a sua volta, verá que muita coisa por aí foi feita errada e você nem sabia!"

 Por que você decidiu cursar Arquitetura e Urbanismo? Você sempre teve certeza da sua escolha? 
Bom, na verdade eu sempre fui indecisa quanto ao meu curso, optei por Arquitetura aos 45 do segundo tempo analisando meus hobbies e coisas que admiro e gosto.
♡ Como você se preparou para o vestibular? 
Fiz um tempo de curso pré-vestibular durante o ensino médio e pós ensino médio também. Me ajudou bastante!
♡ Quais são, na sua opinião, as características que uma pessoa deve ter para cursar Arquitetura e Urbanismo? 
A pessoa deve ser paciente, saber lidar com as pessoas, saber trabalhar em grupo e gostar do ambiente urbano em si. A pessoa não PRECISA saber desenhar. É claro que quem sabe desenhar acaba se destacando, mas quem não sabe também não precisa se preocupar, porque com pratica a gente aprende tudo!

♡ Quais são, na sua opinião, as partes positivas e negativas de ser Arquiteto e Urbanista?
A profissão é de quem sonha e quer realizar os sonhos das pessoas. É gratificante quando conseguimos colocar tudo no papel e ver que deu certo tudo o que pensamos. É uma profissão dificil, e quem quer seguir tem que amar de verdade esse meio porque é dificil se destacar e ganhar muito dinheiro.
♡ O curso atendeu as suas expectativas ou é muito diferente do que você imaginava? 
Eu, como muitas pessoas não sabia que o curso era tão difícil. Todas as pessoas que conheço, falam quando descobrem que curso AU "Ah, mas é só ficar desenhando..". NÃO! Não é só isso, são noites e dias "perdidos" tendo que pensar um projeto e colocar no papel com o mínimo de imperfeições possível. É muita pesquisa e muita força de vontade. A gente chora, pensa em desistir milhares de vezes, e o que nos move é o amor, e só isso!
♡ Quais são suas metas profissionais?
Eu ainda não penso muito no meu futuro profissional, ainda tem muita água pra rolar, e ainda tô descobrindo qual área gosto mais. Mas, por enquanto, pretendo abrir meu escritório e criar projetos de construção, reforma e design de interiores.
Perguntas que todo mundo quer saber: É necessário saber desenhar? Tem muita matemática no curso?
Bom, é como eu já disse, não é extremamente necessário saber desenhar, só é um 'Q' a mais! Eu entrei sem saber desenhar, mas sempre gostei, e essa é a diferença, rs. Sobre ter muita matemática: Depende da faculdade que você vai ingressar. Arquitetos precisam saber sobre estruturas, mas esse não é o foco principal do Arquiteto, por isso, algumas faculdades exigem mais matérias como física e matemática, e outras menos.

Eu espero muito que vocês tenham gostado do post, e me contem, sentiram faltam desse tipo de post? Qual profissão você quer ver no próximo "O que vem depois do colegial? Beijinhos e até mais...


Me acompanhem na redes sociais:

8 comentários:

  1. Eu conheço o blog dela! Não sabia que ela fazia arquitetura. Acho uma profissão massa, tenho alguns amigos que fazem e eu vejo os projetos deles e fico babando. Hahahaha Amei o post e vou procurar os outros da série! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho Karly, vc precisa ter talento e acho incrivel as criações.... que bom que gostou :) hehe

      Excluir
  2. Ahhh, amei fazer parte disso Vic, conheço seu blog desde o inicio e adoro! Obrigada pelo convite <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muuito feliz por vc ter gostado Monique, muito obrigada por ter aceitado viu?! um enorme beijo

      Excluir
  3. Ah, obrigada Vic! Estava ansiosa por esse post e ele me ajudou muito <3
    P.S.: Você reuniu minhas duas paixões: Arquitetura e Harry Potter! Hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ebaaa, que bom que te ajudou Nat... essa é a intenção da TAG ne?! fico feliz que esteja funcionando. hehe bjsss

      Excluir
  4. Que bacana! Adoro ver outras "arqlindas" blogueiras, e também e muito legal ver as experiencias das que ja estão no meio do curso.
    Muito bom o seu post Vic :)

    Beijos |@blogdanica
    http://nicoleregiane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaa que amorzinho esse apelido hahahha é verdade Nic.. beijoss

      Excluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe