16.7.14

Profissões | Jornalismo


Olá meninas, tudo bom? O post do mês sobre profissão está no ar e como o mais votado por vocês foi jornalismo trouxe uma pessoa incrível e que eu acompanho em todas as redes sociais a algum tempo. A Ana Rusycki é dona do blog Pezzidiana, tem 18 anos, está cursando o terceiro período de Jornalismo e ama falar, tem alguma dúvida de que a entrevista de hoje ficou incrível?! Espero que vocês gostem tanto quanto eu:

♡ Por que você decidiu cursar jornalismo? Você sempre teve certeza da sua escolha? 

Desde que aprendi a escrever não parei mais. Tive inúmeros diários e cadernos onde escrevia de tudo (Não que as coisas tenham mudado muito, maaaaaaas) e nunca consegui me ver sem a escrita. Durante o meu Ensino Médio pensei em cursar Psicologia e Publicidade e Propaganda, mas acabei desistindo de ambos depois de pesquisar um pouco sobre. Sem saber como me decidir, procurei uma psicóloga. Uma das primeiras perguntas que ela me fez foi: Qual é a profissão dos teus sonhos? Respondi sem pensar duas vezes: editora chefe de uma revista de moda. E pensando assim objetivamente que cheguei à duas opções: Jornalismo e Design de Moda. Eu costurava com a minha bisavó desde meus 10 anos, então, porque não Design de Moda? Acabei deixando Jornalismo de lado e cursei Design durante seis meses e transferi meu curso. Era comunicativa demais para ficar trancada dentro de um ateliê.


♡ Como você se preparou para o vestibular? 

Posso ser sincera? Não estudei praticamente nada durante o ano todo. Estudava Português, Literatura e História porque eu gostava do conteúdo. Sobram dedos nas mãos se me perguntarem quantas aulas de Matemática II eu assisti. Física? Dormi em todas. Obviamente que o resultado foi: chutei todas as questões de exatas no vestibular. Passei em 12º lugar sem ao menos saber uma mísera fórmula de Química. Não sei se teria passado se minha primeira opção fosse Jornalismo.


♡ Quais são, na sua opinião, as características que uma pessoa deve ter para cursar jornalismo? 

Você tem que ser cara de pau. É, você leu certo. Você tem que ser chato, cara de pau, ter manha e lábia. Além de muitíssima paciência, porque existem vezes em que irão desligar o telefone na sua cara. Precisa ser simpático, ter amizade com todos e saber que dentro do Jornalismo não há chances para deslizes. Se você bobear com alguém, esqueça! Está queimado. Jornalistas são bons com quem merece. É triste, mas é a realidade da profissão. Além de tudo, você precisa amar o que faz. Não é fácil ficar correndo atrás de fonte ou diagramando jornal que está no deadline já. E por fim é preciso ter consciência que Jornalismo não dá dinheiro. 




♡ Quais são, na sua opinião, as partes positivas e negativas de ser jornalista?

Trabalhar com pessoas é uma das coisas mais incríveis que o Jornalismo te proporciona como ser humano. Poder ter contato com pessoas novas todos os dias e entrar em suas vidas, saber um pouquinho da sua história e tentar fazer a diferença. Infelizmente nós jornalistas, ou melhor, caçadores de histórias não somos valorizados e muito menos bem remunerados. 


♡ O curso atendeu as suas expectativas ou é muito diferente do que você imaginava? 

Se você quer entrar em Jornalismo para ter seu programa de televisão, entrar em todas as festas e ser amigo das celebridades: ESQUECE. Jornalismo, como diria meu professor, é o dia a dia. É você mostrar ao povo o que ele quer saber, desde de tragédias até por onde a Bruna Marquezine andou. De glamuroso o Jornalismo não tem nada!


♡ Quais são suas metas profissionais?

 Existem muitas áreas no Jornalismo as quais eu tenho interesse. Estou descobrindo no que eu tenho mais facilidade e no que eu não sou tão boa assim. Acredito que tenho muito o que estudar ainda para descobrir o que eu realmente quero da vida.


Então é isso meninas, mais um post sobre profissões chega ao fim, espero que tenha ajudado a muitas meninas, principalmente aquelas que têm jornalismo como opção. Não esquece de me dizer aqui em baixo qual profissão você quer ver no próximo mês no "O que vem depois do colegial?". Beijão amores 

Me acompanhem na redes sociais:

39 comentários:

  1. Nossa Vi, jornalismo é a minha profissão do coração hahaha <3 Quero trabalhar em revista (GQ),
    estou apaixonado por redação!

    www.gatodemeias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queee legal Will, fico muito feliz que vc tenha se encontrado <3 bjsss

      Excluir
  2. Olá Vi! :)
    Sou super suspeita para falar dessa entrevista maravilhosa, faço Jornalismo também, começo o 4º período agora em agosto e amo muito. Sonho em trabalhar na redação de alguma revista ou na tevê. É um curso muito gostoso de se fazer, tem suas facilidades e dificuldades, super indicooo!! Beijos, fica com Deus :)

    www.karinamarques.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. séerio Karina? que regal... deve ser um sonho, acho que também gostaria de trabalhar em revistas caso fizesse! Beijão

      Excluir
  3. Já pensei em fazer jornalismo. Gostei do post... me deixou em dúvidas de novo sobre o que quero fazer HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu sempre quis cursar jornalismo e amei a entrevista. Só me deu mais vontade ainda de entrar nessa área. Mesmo depois de ler a parte negativa da desvalorização vale a pena viver do que gosta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aa que legal Ana, mas acho que é normal né?! e se vc realmente ama isso é um problema peqeno... bjss

      Excluir
  5. Jornalismo é amor, e eu super respeito a profissão. As pessoas julgam sem saber, acham que jornalista não ganha dinheiro. Canso disso. hahaha Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taambém Karly, acho que a maioria julga o que não conhece né?! Um dos maiores erros... beijão

      Excluir
  6. Hahahaha eu estudei como ela para o vestibular mas não faço jornalismo. Adorei as respostas dela o post ficou muito legal.

    http://cerejabrilha.blogspot.com.br/
    beijoks

    ResponderExcluir
  7. Quando eu fui pra faculdade prestei jornalismo em todas mas como nao estudei a nivel de federal nao passei. Me enfiei numa faculdade meia boca de adm que larguei pela metade tambem. Meu sonho sempre foi artes cenicas mas eu tb adoro escrever. So nao tenho ctz se me daria bem na profissao depois de ler a entrevista hahahaha mas adorei, a ana eh uma linda e ficou incrivel!!! Parabens vic bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha é realmente mto dificil se achar né?! tenho medo de não conseguir.... mas que bom que vc gostou :) beijão Lari

      Excluir
  8. Adorei a entrevista, mas acho que eu não conseguiria ser jornalista, acabo sendo super tímida as vezes, porém acho que é umas das profissões mais legais e importantes e que merece todo o respeito. Então fui tentar publicidade e propagando, mas larguei no começo do terceiro ano hahah. A Ana é uma fofa e a entrevista ficou maravilhosa. Beijos!

    http://ihurricanestars.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que não se encaixa comigo também, mas adoro a profissão... hahahaha beijoss

      Excluir
  9. adorei o post, já passou várias vezes pela minha cabeça em cursar jornalismo. Mas depois de alguns anos vi que não se encaixa pra mim. Eu não sou cara de pau, então dificilmente conseguiria uma matéria boa hahhaha Adorei as perguntinhas!

    http://www.viciadaembeaute.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahaha começou a passar pela minha só agora sabe?! realmente to meio perdida ainda... que bom que gostou :) beijão Millena

      Excluir
  10. jornalismo era uma opção pra mim, até descobrir que o que eu queria mesmo era psicologia <3 Adorei as respostas dela, bjjos!

    http://counting-stars-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha o bom é que vc se encontrou né Jaque?! isso é importante... bjsss

      Excluir
  11. Amei o post!
    Jornalismo é uma das minhas opções de cursos em que penso fazer, mas ainda nao tenho certeza.
    Beijos

    featglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Jornalismo é uma profissão maravilhosa, o curso é muito legal e a cada dia vou me surpreendendo. Eu curso jornalismo e estou no segundo período!

    http://blognaohesite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente é mesmo.... que legal Fabi, muito sucesso!! bjsss

      Excluir
  13. Pensava em fazer Jornalismo, mas PP ganhou!
    Mas é uma profissão muito bonita... eu tenho uma sobrinha que apresenta um programa local aqui do estado que todas nós admiramos. Ela é muito boa no que faz!
    Amei o post, beijos

    www.quasequedezoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaa que legal, nada melhor do que gostar do que faz e ser boa nisso né?! bejiooss

      Excluir
  14. Achei bem bacana o post, mas eu já estudei por 4 anos comunicação social (Publicidade e Propaganda) e não é pra mim, haha; Agora troquei pra Moda, espero me encontrar!

    Beijos!
    Oi, Clo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga Clo, é isso que conta no fim né?! fazer o que gosta... beijos

      Excluir
  15. Adorei o post, já pensei em ser jornalista, mas hoje não tenho tanto interesse. Vih faz sobre faculdade de design, ou engenharia de computação... alguma coisa relacionada à tecnologia :)
    Beijos

    www.amantedemakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adoreiii esse post, acho muito boa essa tag, ajuda muito! Beijooo

    http://akkafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adoro posts assim, ainda não sei o que quero fazer!
    Beijos
    www.closetinamess.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não faço ideia Vi :( mas já já a gente se encontra hahaa beijos

      Excluir
  18. Obaaaaa jornalismooooo!!! Hahaha Eu amei a entrevista, estou pensando em fazer jornalismo!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que boom que vc gostou :) É uma profissão incrivel... beijão

      Excluir
  19. Ameei saber sobre jornalismo! É uma das minhas opções, mas ainda quero ver um post de arquitetura e/ou design de interiores. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adoro ler posts sobre esse universo da faculdade - e tem até um lá no meu blog também. Jornalismo nunca esteve entre as minhas opções, mas tem uma outra área da comunicação que me encanta: a Publicidade. Atualmente faço Fisioterapia e fui/sou igual voce hehe não estudei nada e nem fiz cursinho, fui na cara e na coragem.

    Conheço algumas pessoas que fazem Jornalismo e que amammmmmm, dizem que é muito legal.

    Beijão, meu amor ♥
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
  21. Atualmente curso pedagogia, mas sou apaixonada por jornalismo! Quem sabe quando me formar, né?
    Te convido a visitar meu blog! Fiz um post a respeito do projeto #100happydays.
    Beijos!

    Jenni Karolyne
    http://www.jennikarolyne.com

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe