18.6.14

Profissões | Psicologia

Love this movie.😍 | via Tumblr

O segundo post do "O que vem depois do colegial?" está no ar, pedi durante esse mês que as meninas me dissessem qual profissão gostariam de ver por aqui e a profissão mais votada foi psicologia. Conversei com a Camilla Nunes que tem quase 19 anos e está no seu quarto período do curso pra falar um pouquinho mais sobre essa profissão incrível pra vocês e deixar um recadinho pra quem pensa em cursar a mesma coisa que ela:

"Meninas, sei que escolher um curso é uma decisão muito difícil, sei também que muitas vezes deixamos de lado um curso que queremos por falta de apoio e por ouvirem muitas coisas negativas sobre o curso, porém, se você tem amor por PSICOLOGIA, se joga! Quando de fato decidi que faria Psicologia, vi muita gente me desmotivando, falando do salário, que eu morreria de fome. Infelizmente ainda não terminei o curso pra contar pra vocês se morri de fome, mas se eu passar fome, pelo menos estarei realizada, com um conhecimento maravilhoso do comportamento humano, e lembrem-se que o futuro pertence a nós, somos nós que nos dedicamos a nossa profissão, então se fizermos com AMOR dará certo. A profissão de psicólogo pra mim é apaixonante e não vejo a hora de poder exercer! Boa sorte, ESTUDEM!" 

♡ Por que você decidiu cursar psicologia? Você sempre teve certeza da sua escolha?
Então, a minha decisão pela escolha da Psicologia vem de criança. Na verdade, eu sempre me apeguei muito a tudo o que era relacionado à "GENTE", então desde pequena eu queria buscar uma maneira de ajudar quem precisasse. Quando eu tinha uns 10 anos eu estava vendo uns vídeos sobre crianças da África e aquilo tudo me abalava, comecei a pesquisar sobre ONGs e ler sobre o que eles faziam e vi que psicólogos faziam parte daquilo, lembro que nesse dia eu saí do meu quarto chorando e fui conversar com minha mãe dizendo que eu queria ajudar aquelas pessoas, e não só aquelas pessoas, qualquer pessoa que estivesse passando por algum problema, então percebi que trabalhando o psicológico dessas pessoas eu podia minimamente ajudá-las. Então sim, sempre tive certeza! 


♡ Como você se preparou para o vestibular?
Acredito que a preparação para o vestibular vem do primeiro ano do ensino médio, o ensino fundamental já passou e muitas vezes ficam buracos no aprendizado, ás vezes passamos batidos por muitas coisas, então é no ensino médio que começamos a achar e a tapar esses buracos. Eu era aquela aluna super dedicada, mas que tinha muita dificuldade em chegar até a nota desejada. Infelizmente, eu não tinha o hábito de estudar todos os dias, mas no meu terceiro ano, eu fiquei super arrependida e vi o quanto fez falta não estudar tanto no primeiro e segundo ano do ensino médio. Porém, eu tive que fazer o que pudia, eu tinha aquelas apostilas de perguntas de outros anos das faculdades e com aquilo eu era feliz quando eu ia estudar! Geralmente eu estudava em casa a noite, abria a apostila e o computador; e começava a me divertir. O que eu não sabia eu procurava no google ou marcava para perguntar ao professor quando pudesse. 




♡ Quais são, na sua opinião, as características que uma pessoa deve ter para cursar psicologia?
As características de alguém que quer cursar psicologia são MUITO relativas, vejo isso pela minha sala de aula, são pessoas muito diferentes, muito mesmo! Mas se for parar para analisar, e diante daquelas perguntas de começo de período que os professores fazem "Porque escolheu psicologia?", eu pude observar que a maioria tem a vontade de conhecer e ajudar o ser humano, entender a mente e o comportamento. Então acredito que as principais características é o tesão de aprender aquilo que até então é uma interrogação em nossa mente. E bom, na minha visão, tem que ser uma pessoa paciente, em qualquer circunstância, e que goste de ouvir. 

♡ Quais são, na sua opinião, as partes positivas e negativas do curso de psicologia?
A parte positiva é você começar a entender o comportamento humano desde criança até idoso. Por período, tem aquelas três matérias super interessantes que é exatamente aquilo que você queria saber, então as aulas te prendem muito, você consegue ficar atento, apenas esperando a próxima coisa nova que vai descobrir e vai pensar "Uau, agora eu entendi porque agimos dessa forma", essa definitivamente é a melhor parte do curso pra mim! E as partes negativas, na minha opinião, são algumas matérias que falam bastante sobre filósofos, que tem MUITA leitura (apesar de que todos sabemos ao entrar no curso que teremos que ler muito) e também muito detalhe, eu particularmente prefiro a parte mais prática em que falamos do cotidiano, mas não posso desmerecer essa parte que eu estou considerando negativa, já que tais filósofos que muitas vezes vão explicar a parte prática! hahahaha

♡ O curso atendeu as suas expectativas ou é muito diferente do que você imaginava?
O curso atendeu sim às minhas expectativas. Geralmente, o curso de psicologia tem as matérias muito dividas, quando comecei a faculdade fiquei me perguntando por aquelas matérias legais que falariam sobre as coisas que um estudante de psicologia desejaria saber. Mas é assim mesmo, começamos do básico e vamos evoluindo, então aos poucos o curso foi atendendo às minhas expectativas e continua atendendo a cada período. Mas isso é de pouco em pouco, a gente vai se realizando a cada matéria MUITO legal que temos a cada período.

♡ Quais são suas metas profissionais?
Minhas metas profissionais são muito abrangentes. Não quero atuar em uma área só, quero poder participar de tudo um pouco. Quero ter minha clínica, quero trabalhar em um hospital auxiliando famílias e pacientes, quero fazer trabalhos sociais e penso na possibilidade de atuar na área de recursos humanos. Mas a minha meta é me realizar, seja em quantas áreas for.

Como sempre o post ficou enorme mas super gostoso de ler, eu espero que vocês tenham gostado e que as meninas que pensavam em psicologia tenham aumentado a certeza. Não se esqueça de comentar aqui em baixo qual a profissão que quer ver no próximo mês em?! Um enorme beijo, até amanha 


 Me acompanhem na redes sociais:

11 comentários:

  1. Gostaria de ver um post sobre Jornalismo e Fotografia.
    Beijos, Amanda | Tô de Short.
    http://todeshort.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu estava esperando ansiosamente por esse post Vic. Como eu já falei aqui, é um sonho poder me formar no curso de psicologia. Depois dessa entrevista tenho mais certeza ainda. Adorei as respostas que ela deu. Obrigada por esse post, sério hahaha ♥

    http://counting-stars-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaa fico muito feliz que vc tenha gostado Jaque, maginaaa xuxu hahaah beijosss

      Excluir
  3. Eu gostaria de ver um post sobre jornalismo, pode ser?
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou em uma situação muito parecida, com uma indecisão enorme sobre qual curso deveria escolher. Priorizar a felicidade ou a remuneração? Foi tentando desabafar um pouquinho sobre toda essa pressão, que escrevi um texto bem curtinho, mas que eu fiz com todo carinho lá no blog.
    Achei essa ideia de post muito criativa e interessante, e assim como a mim, irá ajudar diversos adolescentes que estão passando pela mesma situação.

    Um beijo!
    http://www.sonhandoalto.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Rachelli, sei que sou muito nova pra te dar conselhos, mas como não consigo não ajudar, laá vai: Priorize a sua felicidade, a cima de qualquer coisa, quando se faz aquilo que ama a remuneração vem como consequência <3 obrigada pelo comentário viu?! bjsss

      Excluir
  5. Adorei o post, eu tenho muita vontade de cursar psicologia, é isso ou jornalismo, ainda estou no 1º do ensino médio mas a duvida já vem martelando na minha cabeça, muito bom o post espero ver mais do tipo por aqui!
    www.naoruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou... é normal isso começar a martelar assim que entramos no colegial, pq é nessa fase que a pressão começa :( pode ter certeza que terão outros sim... bjsss

      Excluir
  6. Nossa dorei o seu blog você é super instantânea diz o que sente, eu acabei de fazer um blog pra mim e na verdade eu não sabia direito sobre o que falar e olhando o seu agora achei algumas ideias parabéns continue assim. Beijimmm

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe