17.4.14

Dicas de uma estudante em crise!


Eu estou no segundo colegial, e toda pressão pro vestibular e até com as notas de provas caíram nas minhas costas. Tenho cada vez menos tempo pra fazer as coisas que gosto, tenho tantos episódios de série acumulados e livros sem ser lidos que não posso nem pensar sobre isso! A palavra estudar está sendo usada frequentemente nas minhas redes sociais e com tudo isso me pediram algumas vezes pra dar dicas de estudos e falar um pouco sobre como eu estudo, e aqui estou eu:

A primeira dica e a mais importante de todas, não deixe a matéria acumular. Quando você entra no colegial, uma semana de matéria sem ser estudada vira uma bola de neve que vai aumentando cada vez mais! É essencial que você estude pelo menos 1 hora e meia por dia, revisando uma matéria que você tem dificuldade, uma matéria com bastante conteúdo ou até mesmo algo que foi visto naquele dia! Isso faz com que você absorva a matéria ao em vez de decora-la pro dia seguinte e ainda tenha que estudar menos nas vésperas de prova.

Se organize: Ter uma agenda é essencial, eu sou bem metódica e preciso ter o dia todo organizado na minha cabeça mas as vezes acabo esquecendo das coisas e por isso preciso anotar tudo. Uso os post-it para marcar datas de prova e dias de entrega de trabalho. No caso das lições de casa escrevo no dia que a lição foi passada, no dia que eu acho que vou ter tempo pra fazer a lição e no dia que a lição precisa ser entregue. Também escrevo quais matérias serão estudadas em cada dia daquela semana! 


Resumos: Resumos são ótimas opções para as matérias da área de humanas, mas resumos feitos da maneira certa. Pegar as informações mais importantes do seu livro e escreve-las vai te fazer decorar a matéria pro dia seguinte mas você não vai te fazer entender a matéria! Ler os textos e escrever em um papel ou até mesmo no word o que você entendeu do texto é muito mais efetivo.

Faço meus resumos no computador pois acho que escrever é perda de tempo, mas lembre-se que cada um tem seu modo de estudar!

Vídeo aula: Depois que descobri os vídeo aulas meus estudos de física ficaram muito mais produtivos, uso eles principalmente pra essa matéria mas existem vídeos de todas as matérias. Gosto de assistir ao vídeo e anotar tudo o que é falado e depois fazer os exercícios sobre a matéria! O canal de vídeo aulas que mais gosto é o Me Salva.

Exercícios: Sempre me perguntam como eu estudo as matérias de exatas e não tem jeito, fazendo exercícios. O melhor jeito que tentei até hoje é fazer os exercícios antes do professor corrigi-los em sala pra poder saber exatamente o que errei ou qual está sendo minha dúvida, copiar a correção e refazer o exercício sozinha em casa (várias vezes se for necessário).

Anotações: Depois que comecei a anotar tudo o que os professores falam uso cada vez menos os livros. Tenho um caderno pra cada matéria e além de anotar tudo o que os professores escrevem na lousa, anoto em lápis aquilo que eles comentam sobre a matéria! Se você perceber na maior parte das vezes são esses comentários que são cobrados de você na hora da prova. 


Tenha um objetivo e não abra mão dele. Se você não sabe que curso quer, foque na faculdade dos seus sonhos. Se medicina é o que você quer corra atrás disso, tudo bem se você mudar de ideia depois, mas você vai estar preparada pro que quiser. Não desista no primeiro obstáculo que tiver que enfrentar!

Você terá que abrir mão de certas coisas, mas eu lhe garanto, vai valer a pena. Não surte, ter tempo pra descansar ou pra se divertir é muito importante, nossa cabeça funciona melhor quando estamos de bem com a vida! Separe tempos para você mesma, pra sua família, pros seus amigos, não deixe o estresse passar por cima dos seus esforços.

Me acompanhem na redes sociais:

29 comentários:

  1. Muito boas as dicas, é muito dificil de se organizar mesmo, mas acho que fazer resumos e usar uma agenda são dicas muito eficientes! Beijooos

    http://akkafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Victoria, foram muito uteis para mim, que não sou nada organizada! Muito brigada, beijos, www.karlagisella.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também era bem desorganizada e acabei percebendo que isso me atrapalhava mto!! espero que as dicas te ajudem :) beijão

      Excluir
  3. Oi, estou enfrentando a mesma situação que você, estou no 2º ano do ens.médio e mesmo faltando ainda 1 ano e poucos meses já estou cheia de coisas na cabeça em relação a tempo, enem ( o que é muito discutido quando somos pré-vestibulandos) e assuntos financeiros. Faço o possivel p/ não acumular materia, se bem que tem dias que não tem jeito, o máximo que faço é ler assim rapidamente, mesmo sabendo que o desenvolvimento do meu cerebro não é essas belezas todas p/ isso ( e não é a toa que estou tentando melhorar ). Ganhei uma agenda da minha tia, as vezes uso e as vezes não uso, tento fazer tudo que ponho nela, mas [...] kkkkk . Quanto aos resumos eu tambem faço, vários, tenho até dó de joga-los no lixo no final do ano são muuuuuitas folhas. As video-aulas tambem me ajudaram bastante desde o final do ano passado, descobri que compreenderia cada vez mais as vendo, descomplica, prof. jubilut entre outros salvam muitos de nós, e logo apos procuro fazer vários exercicios de vestibulares, pois sempre caem alguma/s questão(oes) que tu fez já percebeu? E por incrivel que pareça, tambem sempre anoto algumas coisas que os professores falam em cima do caderno de lapis ou caneta, mas não sei o que está dando errado, ou eu tiro a média ou tiro notas abaixo da media, algumas pessoas que entendem mais do assunto pedem para que eu reveja o metodo de estudo que estou utilizando, e eu percebo que, eu "produzo" mais pela manhã e depois pela noite ( para revisar materia ), só que se eu não dormir pelo menos 8 horas por dia eu fico com bastante sono pela manhã ( coisa que acontece as vezes, mas acontece ), só que estou procurando soluções para isso. Seu post é ótimo. Beijos.

    http://sacola-vazia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrivel como faltando 1 ano e poucos meses ao mesmo tempo já está ai, uma coisa que meus professores dizem e eu concordo completamente é que não adianta vc só estudar no ultimo ano, tem que ser um processo de pelo menos 3 anos (no caso, o colegial todo). É normal ter dias que vc simplesmente não quer fazer nada, ou pior, não ter forças pra fazer nada... Acontece, não adianta se sentir culpada! Minhas provas são feitas praticamente inteiras com questões do vestibular, o que é bom, nos prepara para o que importa né?!? As vezes é isso mesmo, vc só precisa de um outro modo de estudo, eu também não produzo muito de tarde, gosto de estudar de noite, mas as vezes não é possivel pela quantidade de matéria... Muito obrigada pelo comentário meu amor, um enorme beijo e até mais

      Excluir
  4. To passando por isso agora! Tenho que estudar e deixar posts prontos ao mesmo tempo, tá me deixando louca!

    Beijos,
    http://akkafashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, nem me fala... por isso o blog fica parado as vezes, pq apesar do blog ser minha paixão a escola é prioridade né :/ beijooos gabi

      Excluir
  5. Adorei as dicas Vic, estou no primeiro colegial e estudo em uma escola integral então ela exige demais de mim. Suas dicas vão me servir muito (apesar que a da videoaula eu ja estava procurando porque vc fala no ask que elas ajuda muito)
    Beijão Vic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simm, video aula é a salvação hahaha mas que bom que vc gostou e que te ajudei um pouquinho :) beijãao Tha

      Excluir
  6. Amo o me salva adoroo! Sei muito bem o que vc está passando, principalmente eu que estou no último ano (aiiaiaiai vestibular), gostei muito das dicas, faço tudo o que vc falou *--* Beijos

    www.museugirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Lari, boa sorte ai... vc está numa situação pior que a minha hahahahah beijão amore

      Excluir
  7. Boas dicas Vic, uso todas elas e dá super certo, exceto quando vem a preguiça haha! Beijos <3

    www.jaqueorricoo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha normal, acontece sempre por aqui também!! beijooos

      Excluir
  8. Ótimas dicas flor
    Feliz Páscoa flor
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ano que vem passo para o ensino médio e a pressão para passar em provas e sempre tirar boas notas aqui em casa é grande :/ Eu estava precisando muuito dessas dicas!!


    http://docemoreena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não se estressa antes do tempo, vc tem mais de meio ano pela frente pra poder relaxar hahaha beijoos Ra

      Excluir
  10. Ótimas dicas, eu não sabia que existiam as vídeo-aulas! :p
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua vida acaba de mudar para melhor hahahahha qe bom que gostou :))

      Excluir
  11. Passei por isso ano passado, é muita pressão MESMO!
    Adorei as dicas e por experiência própria posso dizer que funcionam, principalmente os exercícios.
    Pra passar não tem fórmula mágica, é muito exercício e simulado...


    www.itsawesometime.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. principalmente quando o assunto é exatas né... beijão Re

      Excluir
  12. Olá tudo bem? belas dicas linda
    estava passando vi seu blog e já gostei
    já estou seguindo.... Pode retribuir?//
    http://dieinydicas.blogspot.com.br
    beijinhos e já agradeço...

    ResponderExcluir
  13. Nossa ameeeeei as dicas! Eu vim tendo umas dificuldades esse ano, porém dps passei a me organizar mais e anotar tudo que o professor diz e minhas notas e meu rendimento aumento muitooo.


    www.glossdathay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, parecem coisas bobas mas ajudam deeemais né?! hahaha bjss

      Excluir
  14. Já passei do colegial, mas as dicas são válidas até pra quem está na universidade já (que digo por experiência própria:::: É MUUUITO PIOR do que um simples vestibular)
    O negócio é estudar sempre a matéria que foi dada (assunto dado é assunto estudado) e sempre tirar duvidas com os professores ;)
    curti o postt :3

    http://www.garotasmalvadas.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa!! Esse post chegou na hora certa!! Eu estava mesmo precisando de algumas dicas pra melhorar nos estudos. Agora que irei começar o segundo bimestre aqui no Japão será hiper mega útil. Adorei seu post!! Beijos :**
    http://fleuridelamour.blogspot.jp/

    ResponderExcluir
  16. Esse post chegou em boa hora! Tô no primeiro ano do ensino médio e estou maluca com a matéria de física. Amei a indicação daquele canal do youtube que você mandou. Gostei muito das dicas que você deu, super úteis e me ajudou BASTANTE. Adoro esse tipo de post (;

    www.blogalemdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Publicidade

SheIn -Your Online Fashion Sexy dresses

Publicidade

Romwe Fall Coats

Publicidade

Subscribe